- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,807
- Gostos Recebidos
- 1,194
Uma sesta durante o fim de semana pode ser um momento essencial para recuperar energias e para conseguir preparar o corpo para uma saída à noite.
No entanto, quando está prestes a sair de casa, provavelmente já se sente cansado. Há uma explicação para isso — não está a usufruir dos benefícios de uma power nap porque, na verdade, não a está a fazê-la corretamente.
Uma power nap é o termo associado a uma sesta curta, mas reparadora. Idealmente não excede os 20 ou os 30 minutos.
Benefícios de uma power nap
Reduz o stress;
Aumenta a produtividade;
Recarrega energias de forma rápida;
Melhora o foco e potencia a concentração;
Aumenta a criatividade;
Aumenta o estado de alerta.
O que está a deixá-lo (ainda mais) cansado!
Os especialistas do Health apontam que o tempo ideal de uma power nap deve rondar os 20 e os 30 minutos, não mais do que isso! Pessoas que fazem sestas num período superior a 60 minutos por dia têm um risco acrescido de desenvolver diabetes, explicam.
Por isso se está a pensar fazer uma sesta prepare um despertador. Ou até mais do que um, para assegurar que consegue acordar.
A par disso, se adormecer durante mais de 30 minutos pode obter um efeito oposto ao que pretende. Pode acordar de um estágio de sono profundo e acabar por causar inércia do sono, o que provoca uma sensação de desorientação e leva ao desenvolvimento de problemas como ansiedade.
Este método não é recomendado para pessoas com distúrbios de sono: Deste grupo fazem parte vários tipos de problemas relacionados com a qualidade do sono, o mais comum são as insónias. Se tem insónias, fazer uma sesta a meio da tarde pode tirar-lhe a vontade de dormir o resto da noite toda.
Sestas rápidas também não são ideais para quem trabalha por turnos noturnos. Quem trabalha no turno da noite se beneficia mais de cochilos preventivos, ou seja, cochilos mais longos que induzem um sono profundo e diminuem a necessidade de dormir à noite.
IN:NM
