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Presidência da UE quer criar um Mercado Único Digital
Na apresentação, no Parlamento Europeu, do programa de trabalho que guiará a Presidência Espanhola da União Europeia (UE) durante este semestre, o Primeiro Ministro Espanhol, José Luis Zapatero, anunciou a intenção de promover uma acção comum para consolidar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).http://www.portaldocidadao.pt/PORTA...d&post={A5CFF94A-139C-456F-8C19-5CB2919D9E3A}
A Presidência Espanhola da UE apresenta como uma das suas prioridades básicas o estímulo da inovação, com um maior investimento na sociedade da Informação e nas novas tecnologias, “responsáveis por 40% dos aumentos de produtividade”.
José Luís Zapatero defendeu que “devemos eliminar obstáculos, facilitar o comércio electrónico e fortalecer a propriedade intelectual para criar um verdadeiro mercado único digital”.
Neste sentido, o Ministro da Indústria Espanhol, Miguel Sebastián, convidou as associações e empresas europeias do sector a prepararem um relatório que enuncie as suas necessidades e objectivos. Miguel Sebastián acredita que “as TIC converteram-se num dos pilares que irão permitir superar a crise e aumentar o crescimento económico. Necessitamos de uma sociedade digital na Europa que permita enfrentar mercados tão competitivos como os Estados Unidos ou a Ásia”.
Com este objectivo em mente, o Governo Espanhol e as empresas do sector elaboraram um relatório no qual identificam as principais preocupações e requisitos do mercado das TIC. O relatório revela que uma das principais preocupações consiste em determinar de que modo a tecnologia pode ajudar a ultrapassar a crise económica e que papel pode assumir no desenho e implementação de um novo modelo de crescimento económico baseado na Sociedade do Conhecimento.
O relatório desafia ainda a UE a adoptar medidas em sete grandes áreas de actuação: produtividade e crescimento, sustentabilidade, conteúdos criativos no mundo digital, confiança, participação dos cidadãos, acesso ao mercado e redução dos entraves administrativos.
O documento será distribuído oficialmente a todos os Estados-Membros da UE, à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu com o objectivo de servir de base à elaboração da Estratégia de Granada para 2010-2015, que será herdeira da Estratégia de Lisboa, e cujos objectivos vão contemplar a criação do Mercado Único Digital na Europa.
Data: 21-01-2010
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com Presidência Espanhola da UE
Na apresentação, no Parlamento Europeu, do programa de trabalho que guiará a Presidência Espanhola da União Europeia (UE) durante este semestre, o Primeiro Ministro Espanhol, José Luis Zapatero, anunciou a intenção de promover uma acção comum para consolidar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).http://www.portaldocidadao.pt/PORTA...d&post={A5CFF94A-139C-456F-8C19-5CB2919D9E3A}

José Luís Zapatero defendeu que “devemos eliminar obstáculos, facilitar o comércio electrónico e fortalecer a propriedade intelectual para criar um verdadeiro mercado único digital”.
Neste sentido, o Ministro da Indústria Espanhol, Miguel Sebastián, convidou as associações e empresas europeias do sector a prepararem um relatório que enuncie as suas necessidades e objectivos. Miguel Sebastián acredita que “as TIC converteram-se num dos pilares que irão permitir superar a crise e aumentar o crescimento económico. Necessitamos de uma sociedade digital na Europa que permita enfrentar mercados tão competitivos como os Estados Unidos ou a Ásia”.
Com este objectivo em mente, o Governo Espanhol e as empresas do sector elaboraram um relatório no qual identificam as principais preocupações e requisitos do mercado das TIC. O relatório revela que uma das principais preocupações consiste em determinar de que modo a tecnologia pode ajudar a ultrapassar a crise económica e que papel pode assumir no desenho e implementação de um novo modelo de crescimento económico baseado na Sociedade do Conhecimento.
O relatório desafia ainda a UE a adoptar medidas em sete grandes áreas de actuação: produtividade e crescimento, sustentabilidade, conteúdos criativos no mundo digital, confiança, participação dos cidadãos, acesso ao mercado e redução dos entraves administrativos.
O documento será distribuído oficialmente a todos os Estados-Membros da UE, à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu com o objectivo de servir de base à elaboração da Estratégia de Granada para 2010-2015, que será herdeira da Estratégia de Lisboa, e cujos objectivos vão contemplar a criação do Mercado Único Digital na Europa.
Data: 21-01-2010
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com Presidência Espanhola da UE