Portal Chamar Táxi

Presidente da Catalunha avança com independência mesmo que tenha apenas maioria parlamentar

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4634746.JPG




Artur Mas garantiu, no entanto, que recusa uma "declaração unilateral de independência".
O presidente do Governo regional da Catalunha, Artur Mas, afirmou hoje que avançará com o processo de independência da região mesmo que não seja o mais votado.
Artur Mas apresenta-se às eleições como número quatro da coligação "Junts pel sí" (Juntos pelo Sim), que congrega o partido de Mas - a Convergència Democràtica de Catalunya (CDC), formações de esquerda como a Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) e outros movimentos mais pequenos da sociedade civil.
A "Junts pel si" considera as eleições de 27 de setembro como um plebiscito sobre a independência da Catalunha e, caso obtenha a maioria no parlamento catalão, pretende iniciar um processo de separação política no prazo de ano e meio.
Hoje, em entrevista à rádio Onda Cero, Artur Mas sublinhou que admite avançar mesmo que a maioria dos catalães vote nas formações que não propõem ou estão mesmo contra a independência.
"Vou contar os deputados, não os votos", disse o presidente da Catalunha, argumentando que - a 09 de novembro de 2014 - tentou "contar os votos" através de um "referendo" sobre o tema, mas que não o deixaram.



dn
 
Topo