Portal Chamar Táxi

Presidente russo culpa segurança do aeroporto

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
8,011
Gostos Recebidos
10
Rússia acredita que ataque suicida foi cometido por rebeldes do Cáucaso do Norte
Presidente russo culpa segurança do aeroporto

Dmitri Medvedev considerou esta terça-feira que a gestão do aeroporto falhou em evitar o ataque de ontem, no qual morreram 35 pessoas. O presidente russo alegou que houve um lapso na segurança que permitiu o bombista desencadear a explosão no meio da multidão no terminal de chegadas.

Medvedev já reconheceu que o ataque foi "obviamente um acto terrorista bem planeado, para causar o máximo de mortes possíveis" e criticou a direcção do aeroporto, afirmando que "o que aconteceu mostra que houve claras violações de segurança".

De acordo com a lista do ministro de Emergências, existem oito estrangeiros entre os mortos, mas nenhum português.

As autoridades ainda estão a investigar o incidente, bem como o autor. As agências apontam para diferentes versões. Enquanto a agência de notícias Itar-Tass cita um investigador que acredita que o ataque foi levado a cabo por um homem pesado entre os 30 e os 40 anos.

A agência Ria-Novosti avança que o atentado foi cometido por uma mulher suicida e por um cúmplice, um modo "habitual" de acção dos rebeldes do Cáucaso do Norte, explicam.

Segundo uma fonte afirmou à agência Ria-Novosti, "a explosão teve lugar no momento em que a presumível terrorista abriu o seu saco", acrescentando que "a terrorista estava acompanhada de um homem, que se encontrava atrás dela e a sua cabeça foi arrancada pela explosão".

Fonte policial sublinhou que "não se pode excluir que os terroristas tivessem a intenção de deixar o engenho explosivo e que a explosão tivesse lugar de forma acidental".

A explosão no aeroporto internacional Domodedovo, na segunda-feira por volta das 16h30 locais, 13h30 em Lisboa, matou 35 pessoas e feriu mais de uma centena, estando 43 em estado grave.

PULSO FIRME

Dmitri Medvedev anunciou esta terça-feira já ter ordenado a criação de um sistema de "controlo total" dos passageiros e das bagagens nos transportes do país. O presidente russo espera assim colmatar as falhas do controlo de segurança no aeroporto que descreve como "selectivo e não abrangia as pessoas que vinham esperar os passageiros".

O responsável russo exigiu ainda que sejam identificados os responsáveis pela segurança nos transportes do Ministério do Interior e do FSB [antigo KGB]. Deixando um recado ao ministro do Interior para que "apresente propostas sobre a demissão ou responsabilidades dos funcionários do Ministério que respondem pela segurança nos transportes".

Quanto aos responsáveis pelo ataque, Medvedev afirmou que "devem ser descobertos e julgados e, se oferecerem resistência, não se deve estar com cerimónias, devem ser liquidados".


Correio da Manhã
 
Topo