- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,161
- Gostos Recebidos
- 1,054

Julho ainda traz boas notícias para quem tem créditos à habitação com taxa variável e que serão revistos nesse mês. A prestação deverá voltar a baixar, antes de o Banco Central Europeu (BCE) fazer uma pausa na descida das taxas de juro.
Por exemplo, um crédito de 200 mil euros a 30 anos, indexando à Euribor 6 meses, com um spread (margem do banco) de 1%, poderá sentir uma diminuição na prestação de quase 60 euros, segundo cálculos da CNN Portugal.
Ora, para as mesmas condições de contrato num crédito indexado à Euribor 12 meses a descida será de quase 165 euros.
Estas previsões acontecem numa altura em que o Banco Central Europeu (BCE) se prepara para fazer uma pausa nos cortes das taxas de juro.
Significa isto que as prestações do crédito à habitação vão continuar a descer, mas não por muito mais tempo.
Na última reunião de política monetária em 04 e 05 de junho em Frankfurt, o BCE desceu as taxas de juro em 0,25 pontos base, tendo a principal taxa diretora caído para 2%.
Esta descida foi a oitava desde que o BCE iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024 e, segundo os analistas, deverá ser a última deste ano.
A próxima reunião de política monetária do BCE está marcada para 23 e 24 de julho em Frankfurt.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
IN:NM