kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
José Paulo Bernardo Pinto de Sousa foi novamente identificado pela alcunha "o gordo", que já no caso Freeport tinha levantado suspeitas à volta do pagamento de comissões
Cinco anos depois de o Ministério Público ter enterrado as suspeitas de corrupção no caso Freeport (que chegou a julgamento apenas pelo crime de tentativa de extorsão), uma das personagens misteriosas daquele caso volta a aparecer na "Operação Marquês": "o gordo". Foi assim que Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, identificou José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates, que chegou a ser investigado no caso do outlet de Alcochete.Presente ao juiz Carlos Alexandre, a 23 de abril deste ano, Joaquim Barroca, arguido na Operação Marquês, foi confrontado com a transferência da propriedade da Cosmatic, uma sociedade offshore sedeada em Gibraltar. Ao magistrado, o administrador do Grupo Lena disse não se recordar do caso, afirmando apenas ter feito tal negócio com Paulo "o gordo". Confrontado com uma fotografia, Barroca identificou José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, que segundo as informações disponíveis não foi ouvido, nem constituído arguido na Operação Marquês.
A declaração de Joaquim Barroca, porém, acabou por ressuscitar uma suspeita que pairou durante anos no caso Freeport: quem seria o "gordo" descrito em emails dos sócios da empresa de consultadoria Smith&Pedro, a quem era preciso "pagar"? Além de "gordo", a personagem foi ainda identificada como "Bernardo", um indivíduo que faria a ponte com "Pinochio". Por exemplo, a dia 31 de Maio de 2002, Charles Smith, um dos sócios da Smith&Pedro, enviou um email a um gestor inglês do Freeport, escrevendo: "O gordo irá tratar da questão da publicação da declaração de impacto ambiental. Ele pode também auxiliar na questão da carta da Câmara Municipal de Alcochete sobre a expropriação dos terrenos". Já a 18 de Maio de 2002, contudo, em vez de "Gordo" Charles Smith referiu explicitamente a existência de um "Bernardo": "Temos que pedir ao Freeport para enviar 80.000 libras ainda esta semana para podermos pagar ao pinochio algo no dia 31 de Maio, conforme eu combinei com o Bernardo, para não arriscar nada".
dn