Portal Chamar Táxi

Notícias Principal adversário de Erdogan detido

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
50,429
Gostos Recebidos
1,390
Principal adversário de Erdogan detido

img_932x621uu2025-03-19-20-31-40-2199094.jpg


Ekrem Imamoglu, edil de Istambul, foi preso dias antes de ser nomeado como candidato presidencial.

Ekrem Imamoglu, o popular presidente da Câmara de Istambul e principal rival político do Presidente turco, Tayyip Erdogan, foi ontem detido por suspeitas de corrupção, dias antes de ser nomeado como candidato às próximas presidenciais, no que a oposição denunciou como um “golpe de Estado contra o próximo Presidente da Turquia”.

As autoridades turcas fecharam várias estradas no centro de Istambul e bloquearam o acesso às redes sociais durante várias horas para impedir protestos contra a detenção, mas, mesmo assim, centenas de apoiantes de Imamoglu concentraram-se em frente à esquadra para onde o líder da oposição foi levado. Num comunicado publicado pouco antes de ser detido, Imamoglu prometeu “lutar contra as mentiras, conspirações e armadilhas” de que é alvo.

O rival de Erdogan é acusado de corrupção e ligação a grupos terroristas, por ter feito um acordo eleitoral com o partido pró-curdo DEM. Na véspera de ser detido, a Universidade de Istambul retirou-lhe o título universitário, alegando irregularidades na inscrição, numa medida que foi vista como uma tentativa de travar a sua candidatura às presidenciais, uma vez que é obrigatório possuir formação superior para ser candidato.

O edil de Istambul, que pertence ao Partido Popular Republicano (CHP), é visto como a principal ameaça ao poder de Erdogan e lidera a maioria das sondagens para as presidenciais, que estão marcadas para 2028. O líder do CHP, Ozgur Ezel, garantiu que Imamoglu será escolhido como candidato do partido às eleições nas primárias do próximo domingo, como estava previsto.

Correio da Manhã
 
Topo