Portal Chamar Táxi

Problemas de partilha de bens.

corpina

GF Prata
Entrou
Abr 4, 2012
Gostos Recebidos
25
Caros amigos tenho um primo que está com problemas com os irmãos por causa da partilha de bens por isso e numa tentativa de o ajudar resolvi perguntar aqui para ver se alguém sabe o que ele deve fazer, vamos lá ver se eu sei explicar o que se passa, é o seguinte:

Tinha uns tios que já faleceram, esses meus tios tiveram 4 filhos, 3 deles casaram-se têm filhos e todos eles já sairam de casa dos meus tios há muito tempo, no entanto um deles nunca se casou, não tem filhos e sempre viveu com os meus tios, aliás foi esse meu primo que cuidou dos meus tios até eles morrerem. Os bens dos meus tios e que deixaram para herança são: algum dinheiro, uma casa e uma pequena fazenda.

O que eu gostava de saber é o seguinte:

Dado que um dos meus primos sempre viveu em casa dos pais, foi ele que cuidou deles até à morte, e dado que os irmão todos se casaram e sairam de casa dos meus tios há muito tempo, ele não terá o direito de ficar com a casa? (Claro está que depois de pagar a parte da casa que cabe aos irmãos).

Sei que isto é complicado porque dois dos meus primos têm casa própria e outros dois não, mas como um dos que não tem casa nunca saiu da casa que agora está em disputa não fará com que seja ele a ter o direito a ficar com ela? Por fim e porque pode ser util deixem-me fazer aqui uma pequena escala para perceberem o que se passa:

Primeiro filho -- casou-se e saiu de casa dos meus tios ----- tem casa própria e diz que pode abdicar da casa

Segundo filho -- casou-se saiu de casa dos meus tios ---- não tem casa própria mas vive numa casa arrendada ele e a familia dele, quer ficar com a casa que era dos meus tios

Terceiro filho -- casou-se saiu de casa dos meus tios ---- tem casa própria mas também quer a casa que era dos meus tios

Quarto filho -- nunca se casou, nunca saiu de casa dos meus tios --- não tem casa própria nem para onde ir, quer a casa e está disposto a pagar aos irmão a parte que lhe cabe a eles.

Por fim resta-me dizer que nenhum dos irmão que se casaram e sairam de casa vivem na terra estão todos noutros ponto do País.

Por favor se alguém me souber dizer quem é que tem prioridade a ficar com a casa agradeço.

Última edição:

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Não havendo testamento, tem que haver acordo entre eles ( não há direito de preferência).
Como não há acordo, só Tribunal pode resolver a questão. (Isto é...se mesmo no Tribunal não houver acordo entre os herdeiros, haverá licitações).