Portal Chamar Táxi

Problemas na Construção

Status
Não está aberto para novas respostas.

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Tenho um amigo meu que tem uma casa numa freguesia...E queria construir por trás da casa um genero de habitáculo, para arrumos, churrasqueira, viveiro para passaros etc...
O mal é que na zona de construção encontra-se um muro...O vizinho tem um muro de pedra antigo, no qual diz que é proprietário do mesmo...ele quer construir outro muro, ou seja, remover o antigo, e construir o novo, para começar com a construção...
De salientar que o terreno do meu amigo é mais alto do que o suposto proprietário do muro...
Afinal de quem é o muro?
P.s: nao possuem provas de que sejam possuidores do muro...

Agradecia esclarecimento.

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas procura saber onde começa o muro isto é debaixo de terra ele está no terreno de quem talvez tenhas aí a resposta:espi28:

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
117
Normalmente os muros de vedação, pelo menos os antigos faziam da forma como esquema em anexo.
Quem o construía dava uma inclinação para seu lado deixando-o mais baixo.
Quando deixavam em linha recta indicavam que tinham sido construídos pelos dois.
Mas como sempre à excepções.
Caso não cheguem a acordo só um levantamento topográfico pode resolver a situação de impasse em conjunto com um advogado e provavelmente o tribunal.
Outra prova poderá ser vizinhos de idade que se possam recordar quem o construiu.
Espero ter tirados algumas dúvidas.

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Olá amigo Roberts,
Sobre a tua questão, não sei responder de modo a tirar duvidas,
Vamos aguardar pelos nossos moderadores altamente competentes, Tempestade e Pecarosa para ver o que eles te dirão sobre o assunto em ipígrafe:espi28:.

Um abraço

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Olá amigo Roberts,
Sobre a tua questão, não sei responder de modo a tirar duvidas,
Vamos aguardar pelos nossos moderadores altamente competentes, Tempestade e Pecarosa para ver o que eles te dirão sobre o assunto em ipígrafe:espi28:.

Um abraço

Epigrafe migel :espi28:

Epígrafe
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em literatura, epígrafe é um título ou frase curta, que, colocado no início de uma obra, serve como tema ou assunto para resumir ou introduzir a mesma. Constitui uma escrita introdutória a outra.

PS: desculpa mas nao resisti ....

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Normalmente os muros de vedação, pelo menos os antigos faziam da forma como esquema em anexo.
Quem o construía dava uma inclinação para seu lado deixando-o mais baixo.
Quando deixavam em linha recta indicavam que tinham sido construídos pelos dois.
Mas como sempre à excepções.
Caso não cheguem a acordo só um levantamento topográfico pode resolver a situação de impasse em conjunto com um advogado e provavelmente o tribunal.
Outra prova poderá ser vizinhos de idade que se possam recordar quem o construiu.
Espero ter tirados algumas dúvidas.

Na fachada do muro, ou seja durante o cumprimento o muro, vai descendo ...ou seja desce na horizontal... Essas inclinações de que falas, sao vistas no topo do muro?
Ou tem alguma coisa a haver com o desnivel do muro?

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Gostos Recebidos
3
migel ipigrafe com i e fora de contexto ai esse português :right:

Amigo como geógrafo e tendo alguns conhecimentos de projectos, urbanismo etc.. só te digo que se esse mesmo muro ao ser legal, tem obrigatoriamente de ter uma planta, mesmo sendo velho.. pois é ele que limita o terreno como tu o dizes, se realmente o suposto dono tiver essa prova nada feito, caso contrário o teu amigo deverá ser dirigir à câmara municipal secção de urbanisco ou ao parque natural caso se encontre numa área protegida, agora é assim se forem pelo campo judicial isso vai-se arrastar e o teu amigo vai gastar balúrdios com advogados etc.. e depois tribunais etc etc acho que é de evitar essa via.. ele que se informe 1º na própria câmara ou junta de freguesia, sei que não é grande ajuda mas já é um princípio :espi28:

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
migel ipigrafe com i e fora de contexto ai esse português :right:

Amigo como geógrafo e tendo alguns conhecimentos de projectos, urbanismo etc.. só te digo que se esse mesmo muro ao ser legal, tem obrigatoriamente de ter uma planta, mesmo sendo velho.. pois é ele que limita o terreno como tu o dizes, se realmente o suposto dono tiver essa prova nada feito, caso contrário o teu amigo deverá ser dirigir à câmara municipal secção de urbanisco ou ao parque natural caso se encontre numa área protegida, agora é assim se forem pelo campo judicial isso vai-se arrastar e o teu amigo vai gastar balúrdios com advogados etc.. e depois tribunais etc etc acho que é de evitar essa via.. ele que se informe 1º na própria câmara ou junta de freguesia, sei que não é grande ajuda mas já é um princípio :espi28:

Pois o muro situa-se numa freguesia, e penso que o suposto dono nao tem qualquer tipo de comprovativo de ser possuidor do muro...

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1

Na fachada do muro, ou seja durante o cumprimento o muro, vai descendo ...ou seja desce na horizontal... Essas inclinações de que falas, sao vistas no topo do muro?

Julgo que seja na base do topo do murro, pois no caso das vedaçoes "postes"
a parte curva do proprietario fica sempre para dentro

postes_m_03_new.jpg

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
117

Como te indiquei no esquema em anexo é visto em corte se sabes o que é?
Se não sabes sentas-te em cima do muro e logo te apercebes da inclinação do mesmo, se é que a tem.
São inclinações dadas na parte de cima do muro.
Normalmente chamamos cabeça do muro

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Como te indiquei no esquema em anexo é visto em corte se sabes o que é?
Se não sabes sentas-te em cima do muro e logo te apercebes da inclinação do mesmo, se é que a tem.
São inclinações dadas na parte de cima do muro.
Normalmente chamamos cabeça do muro

Pois mas o muro é completamente nivelado em cima, nao possui qualquer tipo de inclinação...

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
117
Sendo assim e se o muro for em linha recta é tentar descobrir algum marco em pedra sobre a forma rectangular que tenha ficado enterrado a quando da construção que normalmente encontra-se junto ás extremas dos terrenos ou uma árvore, tipo oliveira ou outra de longa duração.

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas.

Nao sou jurista, mas ao que sei a responsabilidade de sustentar os terrenos que podem vir a ruir para cima da propriedade dum vizinho, é do dono do dito terreno, dai que o muro, se foi feito para esse efeito, é o dono do terreno de cima.
Dai nao existir provas da pertence do muro.

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas.

Nao sou jurista, mas ao que sei a responsabilidade de sustentar os terrenos que podem vir a ruir para cima da propriedade dum vizinho, é do dono do dito terreno, dai que o muro, se foi feito para esse efeito, é o dono do terreno de cima.
Dai nao existir provas da pertence do muro.

Sim o muro é de sustentação, sendo assim é do meu amigo, mas à um senao, basta o outro suposto dono chamar testemunhas e tá o caldo entornado...

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas, se me permitem um concelho há que evitar os tribunais advogados e testemunhas eu sei do que estou falando por experiencia.
Agora após ler mais atentamente o que dizes:left:De salientar que o terreno do meu amigo é mais alto do que o suposto proprietário do muro... penso ser de certeza absoluta do teu amigo pois como diz o amigo nomadeh compete ao dono do terreno mais alto criar segurança para o vizinho de baixo e para isso constroí um muro:espi28:

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas, se me permitem um concelho há que evitar os tribunais advogados e testemunhas eu sei do que estou falando por experiencia.
Agora após ler mais atentamente o que dizes:left:De salientar que o terreno do meu amigo é mais alto do que o suposto proprietário do muro... penso ser de certeza absoluta do teu amigo pois como diz o amigo nomadeh compete ao dono do terreno mais alto criar segurança para o vizinho de baixo e para isso constroí um muro:espi28:

O problema é que pode inventar testemunhas e depois arrasta-se pelo tribunal fora... Além disso o meu amigo só pedia uns miseros 15cm, para a contrução do muro novo...Mas ele nao deixa, e pronto, tá num impasse.

titofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
roberts a melhor maneira de saber e perguntar oa mais velho dos vizinhos eu sendo de uma aldeia o muro e do terreno mais alto isto quase garantido se sempre so ouve un muro e nao dois espero ajudarte

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Pois o mal sao as testemunhas, de certeza que terá gente a dizer que o muro é do suposto proprietário...E depois só em tribunal...O que o meu amigo nao entende é o seguinte...ele queria deitar o muro antigo(em pedra) abaixo, e contruir um novo no qual iria ocupar 15 cm do terreno do vizinho...Sao 15 cm nao sao 15 metros...Deitar o muro abaixo e construir-lhe um novo em folha....Penso que ambas as partes ficariam beneficiadas, mas à gente assim...

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Gostos Recebidos
0
tenta arranjar foto disso, está em causa uma situação de servidão de vistas, e o facto de verificar a quem realmente pertence o referido murro

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Pois o mal sao as testemunhas, de certeza que terá gente a dizer que o muro é do suposto proprietário...E depois só em tribunal...O que o meu amigo nao entende é o seguinte...ele queria deitar o muro antigo(em pedra) abaixo, e contruir um novo no qual iria ocupar 15 cm do terreno do vizinho...Sao 15 cm nao sao 15 metros...Deitar o muro abaixo e construir-lhe um novo em folha....Penso que ambas as partes ficariam beneficiadas, mas à gente assim...

Boas.

Isso ja é diferente, mesmo que derruba o muro antigo, que por norma seria dele, nao pode a construcao de um novo ocupar o terreno do vizinho, sejam 1cm ou 1 metro, sem o consentimento do vizinho. Se existem marcos e o vizinho venha a autorizar a construção, so assim ele pode realizar essa obra. Mas nao acredito na existência de marcos, so existem no caso de terrenos planos, nos outros casos sao os ribeiros, via de agua, e limite de combros ( muros de sustentação ) é que delimitam os terrenos.
Ele so pode derrubar o muro, e no mesmo local, construir um novo. A forma mais simples seria porem estacas no local onde termina o muro existente, e so até essas estacas é que poderia construir um novo.
Ja tou a ver a relutância do vizinho, que venha a ficar sem os 15 cms que isso implicaria. Mas paciência ele esta no seu direito.

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Gostos Recebidos
5
Tenho um amigo meu que tem uma casa numa freguesia...E queria construir por trás da casa um genero de habitáculo, para arrumos, churrasqueira, viveiro para passaros etc...
O mal é que na zona de construção encontra-se um muro...O vizinho tem um muro de pedra antigo, no qual diz que é proprietário do mesmo...ele quer construir outro muro, ou seja, remover o antigo, e construir o novo, para começar com a construção...
De salientar que o terreno do meu amigo é mais alto do que o suposto proprietário do muro...
Afinal de quem é o muro?
P.s: nao possuem provas de que sejam possuidores do muro...

Agradecia esclarecimento.

Amigo roberts vê como o muro está construído.
Normalmente estes muros têm uma característica particular que é:
se a face regular do muro for para o quintal do teu amigo e a irregular para vizinho o muro é do vizinho, se for ao contrario, tiver a face regular para o quintal do vizinho, o muro é do teu amigo. Vê como está na imagem que te deixei.
O melhor mesmo é o teu amigo dirigir-se à Câmara Municipal e informar-se se pode ou não construir.
Agora se ele quer construir clandestinamente... uma denúncia do vizinho e está tramado.
:espi28:

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
O meu muito obrigado a todos que ajudaram e quiseram ajudar, já elucidei o meu amigo bastante...
No entanto para evitar confusões em tribunais e gastar balúrdios de dinheiro, decidiu construir somente no terreno dele, nao ficará bem ao gosto dele mas tem de ser...
Já tem projecto e licença, agora dó falta erguer as paredes...
:naodigas:

Obrigado pessoal... :right:

Status
Não está aberto para novas respostas.