Portal Chamar Táxi

Problemas na instalação de motor diseqc 1.2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Estive hoje a instalar um motor diseqc 1.2 (Golden Media) num prato com 125cm mas deparei-me com um problema, a elevação do prato não passa dos 29º porque o "polar" do motor bate no suporte do prato...

O dishpointer da-me os seguintes dados:

t9i885.jpg

Com a elevação do motor entre os 38º e os 39º não consigo apanhar o Nilesat 7ºW porque a elevação do prato não passa dos 29º, consegui por o Nilesat com o sinal máximo mas para isso tive de reduzir a elevação do motor para os 37º/38º e não sei se por causa disso vou ter problemas a captar outros satélites, ficam ai umas fotos do "polar" do motor a bater no suporte do prato:

24p9t0m.jpg

24orjx2.jpg

No circulo encarnado é onde o "polar" do motor esta encostado ao suporte do prato, se subir o suporte do prato no "polar" do motor o suporte vai bater no local onde esta o circulo amarelo e neste caso a elevação do prato não passa dos 27º. A ideia talvez seja dar uns cortes no suporte do prato, qualquer coisa deste tipo:

2v0ihao.jpg

Se cortar o suporte pelos riscos encarnados já devo de conseguir ir até perto dos 40º de elevação no prato mas pelo o que percebi só preciso de pouco mais de 1º.

Preciso mesmo de cortar o suporte ou posso deixar a elevação do motor entre os 37º e os 38º?

Com o motor a 0º e a apanhar o Nilesat 7ºW com sinal máximo o que devo fazer para por o motor a fazer o arco todo em USALS?

Na configuração USALS da minha box tenho de por a minha latitude, 38.6º, mas na minha box tenho de por os 38.6º e seleccionar Norte ou Sul, qual deles devo seleccionar?... na longitude tenho de seleccionar Este ou Oeste, qual deles devo seleccionar?... a minha longitude é -9.1619º mas na box não consigo por o sinal menos, é só por 9.1619º?

sarde

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2011
Gostos Recebidos
0
boa noite amigo
parece-me que tens que apertar a antena mais acima no braço do motor,em usuals portugal fica a norte(N) oeste(W)
motor a 0 alinhado pelo braço do lnb no nilsat.

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
Decfacto tá aí um bico de obra amigo,pois para subires o preto tens que cortar o suporte da antena sim corta aí onde estãos os ricos em cor vermelha,mas a seguir tens que fazer dois furos nas laterais do suporte e aplicar um reforço no suporte da parabólica,até te dou uma ideia cortas uma ponta de um tubo do comprimento de lado a lado e metes um parafuso por dentro do tubo de lado a lado assim o suporte do prato fica reforçado perante os cortes que vais fazer,o tubo até pode ser daqueles que hoje se ussa nas cozinhas e casa de banho que andam por fora das paredes,espero que o amigo entende-sse o que eu disse.

sarde

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2011
Gostos Recebidos
0
antes de cortar pensa:"atenção que o material tem sempre razão":right:

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
mesmo que suba mais o prato no braço do motor,fica na mesma sem espáço para dar mais inclinação ao prato,tem mesmo que cortar e a seguir que ponha um reforço no suporte da antena,como já eu o disse aqui.

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
boa noite amigo
parece-me que tens que apertar a antena mais acima no braço do motor,em usuals portugal fica a norte(N) oeste(W)
motor a 0 alinhado pelo braço do lnb no nilsat.

Primeiro apertei a antena o mais acima possível mas nesse caso só conseguia 27º de elevação no prato.

Decfacto tá aí um bico de obra amigo,pois para subires o preto tens que cortar o suporte da antena sim corta aí onde estãos os ricos em cor vermelha,mas a seguir tens que fazer dois furos nas laterais do suporte e aplicar um reforço no suporte da parabólica,até te dou uma ideia cortas uma ponta de um tubo do comprimento de lado a lado e metes um parafuso por dentro do tubo de lado a lado assim o suporte do prato fica reforçado perante os cortes que vais fazer,o tubo até pode ser daqueles que hoje se ussa nas cozinhas e casa de banho que andam por fora das paredes,espero que o amigo entende-sse o que eu disse.

Talvez não seja preciso reforço nenhum, o prato esta preso ao suporte com 6 parafusos e não preciso de cortar mais de 1cm em baixo e 1cm em cima, só preciso que a elevação do prato vá até aos 31/32º, por agora vai até aos 29º, se vir que precisa de reforço é uma boa ideia, um tubo entre as laterais com um parafuso de uma ponta ate a outra, até ai por casa varão roscado M8 para fazer isso.

antes de cortar pensa:"atenção que o material tem sempre razão":right:

Tens razão, acho estranho que estas "coisas" não venham preparadas para instalar mas estive mais de uma hora sentado no telhado a olhar para o suporte e não encontro solução, tive a antena apertada o mais acima possível, no meio do "polar" e com ele apertado no fundo é que consegui que a elevação do motor ficasse mais próxima da minha latitude.

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
vir preparado bem tu é que esta a instalar mal esse sport aonde esta apertar o motor tem que ser virado para fora e depois vais ver que ja desvia mais o prato do motor

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
vir preparado bem tu é que esta a instalar mal esse sport aonde esta apertar o motor tem que ser virado para fora e depois vais ver que ja desvia mais o prato do motor

Peço desculpa mas não percebi nada... o que é que têm de ficar virado para fora?! Acho que esta tudo bem instalado, pelo menos esta como no manual do motor.

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Gostos Recebidos
31
Se cortares não vais ser o primeiro....

Agora não tenho motor numa antena igual, mas quando a comprei levou uns bons cortes para instalar o motor.

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Se cortares não vais ser o primeiro....

Agora não tenho motor numa antena igual, mas quando a comprei levou uns bons cortes para instalar o motor.

Ainda tinha pensado testar de outras formas a ver se evitava cortar o suporte mas já estou a ver que só vou perder tempo e com este sol tenho é de aproveitar o tempo para concluir a instalação e afinação antes que venha a chuva.

Agora falta-me decidir quantos cm tenho de cortar... com o motor nos 0º e elevação nos 38.6º (a minha latitude) tenho de por o Nilesat 7ºW com sinal máximo, ter sinal máximo no Nilesat significa que já não preciso de dar mais elevação ao prato?... ou convem dar cortes que faça a elevação do prato ir 3, 5, 7 graus depois do Nilisat?

Depois de ter as elevações correctas e sinal máximo no Nilesat o que devo fazer?... alguém pode me dar umas dicas?

Última edição:

zelucio

GF Bronze
Entrou
Fev 10, 2008
Gostos Recebidos
0
Peço desculpa mas não percebi nada... o que é que têm de ficar virado para fora?! Acho que esta tudo bem instalado, pelo menos esta como no manual do motor.

24p9t0m.jpg
ele é capaz se estar a falar desta peça.
eu tambem dou sempre razão ao material.

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Ver anexo 124548
ele é capaz se estar a falar desta peça.
eu tambem dou sempre razão ao material.

Já vi uma antena em que essa peça realmente sai mais para fora, a parte do suporte que prende ao mastro sai toda para fora mas isso é quando só existem dois parafusos a prender esta peça ao prato, neste caso estão lá 3 parafusos...

2dkd1c5.jpg

Com aquele parafuso no meio a peça não vem mais para fora.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Nem com ele nem sem ele. Se reparares bem, os rasgos são curvos, portanto mesmo tirando o parafuso - o que não é aconselhável porque ele é o eixo da afinação da copa da antena - não vais conseguir puxar a abraçadeira mais para fora. Essa antena não foi desenhada para ser acoplada a um motor desses, daí não ter um suporte adequado. O material tem sempre razão.

DX2

Última edição:

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Gostos Recebidos
0
Nem com ele nem sem ele. Se reparares bem, os rasgos são curvos, portanto mesmo tirando o parafuso - o que não é aconselhável porque ele é o eixo da afinação da copa da antena - não vais conseguir puxar a abraçadeira mais para fora. Essa antena não foi desenhada para ser acoplada a um motor desses, daí não ter um suporte adequado. O material tem sempre razão.

DX2
Boas
O DX2 ntambém não falha , :espi28:a minha contribuição;

Quando se não sabe inventa-se ,Eu metia um casquilho para tornar o braço do motor mais grosso. um tubo plastico grosso 0,50 cm um rasgo lateral para entrar no tubo Será que resolve?

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
Amigo mmoloch há uma maneira de aproveitar esse prato,foi como eu fiz ao meu prato em fibra de 1.20 me deram o prato com motor de braço comprido e eu apliquei na altura no motor diseck fiz uma pequena alteração arranjei um chapa 30cm x 4 30cm que é afuração para agarrar ao prato arranjei um suporte trazeiro de um prato de 1m a medida que tem ´18cm x4 fiz novamente afuração na chapa para assegurar o suporte e assim resolvi o meu problema,ou então vais á casa aonde compraste o prato levas contigo o suporte do prato dizes o que se tá a passar e vê se te trocam o suporte por um próprio para o motor diseck. Se não for possivel amigo faz como eu te disse para te desenrrascares,porque á prior não vendem suportes separados dos pratos,ou senão tens que fazer os tais cortes aonde tá aqui na foto riscado a preto aí na podes cortar porque é a escala da Inclinação do prato. Mais é aranjar outro suporte diferente que dê para aplicar o motor embora só tens que acrescentar é a tal chapa para segurar o prato e o suporte,só que é dificil arranjar o suporte.

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
o sport aonde esta apertado o motor esta ao contrairio tens que desmontar e voltar a montar mas virado para fora depois ja ganhas espaço para a tal afinaçao que dises o material tem sempre razao, abraço se fosses daqui perto eu ia ai na boa

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
esta boa, nova, Essa antena não foi desenhada para ser acoplada a um motor desses, quando agente nao sabe até os coisos estorvam éssa é que é a verdade nao concordas? agora eu nao conheço nenhuma antena que nao de para rotativa e ja ca ando a muitos anos e até ja montei uma dessas

Última edição:

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas amigos
Eu acho que esse motor não é a apropriado para essa antena.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
esta boa, nova, Essa antena não foi desenhada para ser acoplada a um motor desses, quando agente nao sabe até os coisos estorvam éssa é que é a verdade nao concordas? agora eu nao conheço nenhuma antena que nao de para rotativa e ja ca ando a muitos anos e até ja montei uma dessas
Quando não se sabe? Sabedoria para mandar bitaites tens tu, mas depois de um gajo os ler não me parece que a tua sabedoria nesta área seja assim tanta.

A abraçadeira está bem montada. Se ele a virar ao contrário, como dizes, vai ficar ainda mais para dentro e depois nem o braço do motor lá consegue meter.

DX2

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Sabem porque é que esta antena tem a abraçadeira naquele sítio? Já viram as fotos da antena montada num tubo? Se não viram, façam o favor de ir à página da Famaval e vejam.
Esta antena, devido à sua dimensão e peso, não pode ter uma abraçadeira daquelas que fica saliente como as suas irmãs mais pequenas. A abraçadeira é interior para que o prato fique com o menor peso suspenso possível.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Quando não se sabe? Sabedoria para mandar bitaites tens tu, mas depois de um gajo os ler não me parece que a tua sabedoria nesta área seja assim tanta.

A abraçadeira está bem montada. Se ele a virar ao contrário, como dizes, vai ficar ainda mais para dentro e depois nem o braço do motor lá consegue meter.

DX2

É isso mesmo, se virar ao contraio perco cerca de 3cm se o prato estiver totalmente na vertical, dando alguma elevação nem dá para prender o prato ao braço do motor.

A antena da forma que estava além de não passar dos 29º de elevação também não passava dos 35ºE e W, para não perder tempo fui directamente para os cortes, pintura com spray nos cortes e secagem com secador lol

2qv9g0n.jpg

wv4z03.jpg

Depois de encostar o suporte no seu local vi que ainda só ia até perto dos 34º de elevação e voltei a dar mais uns cortes e apliquei mais um reforço, os reforços parecem tubo PVC mas têm metal por dentro e um varão M8...

28lusyb.jpg

2lux447.jpg

Agora já faz perto de 40º de elevação, o alcance Este/Oeste depende da elevação da antena, da forma que ficou agora a apanhar o Nilesat com o motor nos 0º faz os 180º, se der o máximo de elevação ao prato, os tais 40º o alcance Este/Oeste fica nos 44/45º.

Agora só falta alinhar a antena com o arco, o que me parece ser mais complicado... é só por o motor nos 2ºE e sinal máximo no Nilesat 7ºW?... pelo o que tenho percebido nos vários tutoriais que tenho lido é isso que tenho de fazer mas também posso estar a perceber mal.

Última edição:

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas também sou de acordo que o material tem sempre razão :Espi06: acho que esse motor é para pratos até 1,20 e não esqueças que os suportes mudam conforme os tamanhos,pelo que li no teu primeiro post o teu prato é de 1,25 e sendo assim o que está errado nessa coisa toda é que esse prato como é grande tem um suporte para antena fixa :espi28: eheheheheh
Bom mas gostei da alteração.
Abraço

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Agora só falta alinhar a antena com o arco, o que me parece ser mais complicado... é só por o motor nos 2ºE e sinal máximo no Nilesat 7ºW?... pelo o que tenho percebido nos vários tutoriais que tenho lido é isso que tenho de fazer mas também posso estar a perceber mal.
As antenas rotativas têm três vectores de afinação: o eixo, o Sul e a copa.

- O eixo, depois de se meter nos graus certos, não se mexe mais. No teu caso, o eixo é afinado com a elevação/declinação do motor. Atenção: para que esta afinação seja correcta é preciso que o tubo esteja aprumado o mais possível.

- O Sul pode ser afinado com uma bússola e, depois de apontado, não convém apertar na totalidade porque ainda pode ter que ser corrigido. Deve-se fazer uma marca na abraçadeira e no tubo para indicar esta primeira afinação para depois se saber de onde se partiu quando/se for preciso rodar para Este ou para Oeste para afinar o arco. No teu caso, o Sul é afinado com a abraçadeira que segura o motor ao tubo.

- A copa é a afinação que permite que a antena descreva um arco coincidente com a posição onde se encontram os satélites geoestacionários (Arco de Clark). Esta afinação é feita no suporte da antena e deve "jogar" com a afinação do Sul para "cair" certa nos extremos e no ponto mais alto do arco.

É uma explicação um pouco simplista da coisa mas espero que sirva de ajuda para a tua empreitada. Vá, agora mãos à obra!

DX2

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
e o burro sou eu? pronto leva a bicicleta mas nunca me venhas perguntar nada porque nao te vou responder

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
Tende calma amigos levai tudo numa boa,afinal tamos todos aqui para ajudar o amigo mmoloch,uns melhores de que outros,tá visto e mais que visto tanto o motor e o prato não se casala,ou o amigo mmolocho troca de prato com o suporte próprio para esse motor ou troca de motor,como tem aqui as fotos dos dois motores postas pelo amigo C.C.M ou o amigo mmoloch faz os tais cortes no suporte do prato. Um abraço para todos e desejo que o amigo mmoloch que resolva o seu problema da melhor maneira.
:espi28: