kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 3
As 24 salinas em atividade produziram 85 mil toneladas em 2012, segundo dados oficiais
Mais de 95% do sal marinho produzido no País tem origem no Algarve, onde existem 24 salinas. Segundo dados da Direção-Geral de Recursos Naturais (DGRM), Segurança e Serviços Marítimos, no ano passado foram produzidas 85 mil toneladas na região, o que representou um aumento de 88% em relação ao ano anterior.
Na região, existem salinas em que a produção ainda é artesanal, de forma a preservar a máxima qualidade do sal. É o que se passa nas salinas Rui Simeão, em Tavira, onde a recolha do sal e flor do sal é feita manualmente pelos chamados ‘marnotos’, com os seus utensílios tradicionais. "É um trabalho difícil, feito com precisão e força", explica Miguel Viegas, técnico nas salinas.
Para conseguir um sal de qualidade, há que efetuar a limpeza das salinas em abril e depois fazer a água passar por viveiros, onde ficam depositadas impurezas, metais pesados, calcários e gessos. "Nos cristalizadores só ficamos com os sais minerais essenciais para a saúde", diz Miguel Viegas.
"Temos a Denominação de Origem Protegida (DOP) já publicada e que aguarda ser registada. Vai ser o único sal do Mundo com DOP, que é o patamar mais alto de qualidade", frisa Mariana Vale, funcionária nas salinas.
cm