• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Protetores solares em spray com substância cancerígena continuam à venda

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_5c6530d4e649c.jpg


Esperava-se que a Comissão Europeia colocasse em vigor leis que forçassem as companhias farmacêuticas e de cosmética a disponibilizar essa informação nos rótulos das loções a partir de abril.

A regra iria aplicar-se a produtos que contivessem a substância dióxido de titânio em forma liquida – que os cientistas admitem ser tóxica quando inalada. Porém, os ambientalistas garantem que campanhas “sem precedente” de grupos de pressão da indústria química tornam pouco provável que a comissão altere o seu voto.

Tatiana Santos, do Gabinete Europeu do Ambiente, disse: “Esconder ou omitir alertas de saúde pública de modo a manter as vendas de um produto tóxico é completamente errado”.

“A indústria já gastou milhões de modo a influenciar médicos e para pagar a advogados que defendam os seus interesses perniciosos quando deveriam ter aplicado esses fundos em tornar os seus produtos mais seguros – é incompreensível”.

Algumas companhias usam dióxido de titânio nos seus produtos porque refletem os raios ultravioleta.

A Agência Europeia de Produtos Químicos, que examinou os dados apurados através da realização de várias experiências científicas em animais, insiste que a substância pode provocar o aparecimento de tumores.

IN:NM
 
Topo