kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Exames. Nuno Crato insiste na importância das avaliações externas, mesmo para alunos de nove anos, mas o PS já deixou claro que acabará com os testes do quarto ano se chegar ao Governo
Nuno Crato, de visita à escola Básica do Parque das Nações, em Lisboa, voltou a defender a importância dos exames nacionais. No entanto - com exceção dos testes que serão repetidas pelos alunos que chumbarem a Português ou Matemática - as provas nacionais do quatro ano, ontem realizadas por cerca de 96 mil crianças, poderão muito bem ter sido as últimas da história. O seu futuro depende do resultado das próximas eleições.
A avaliação externa dos estudantes nesta faixa etária tem gerado polémica, desde a sua introdução em 2013. E o PS já deixou claro que, caso vença as legislativas deste ano, tenciona acabar com a prova do 1.º ciclo, uma das medidas mais marcantes do atual ministro da Educação e Ciência.
"Não concordamos com a introdução deste exame no quarto ano", disse recentemente ao DN o deputado socialista Acácio Pinto, a propósito das medidas do PS para o setor da Educação. "Para aferir o que era necessário aferir, já tínhamos as provas de aferição", acrescentou, lembrando que "exames no quarto ano não são seguidos em praticamente mais nenhum país da Europa"
dn