kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Documento do PS diz que "grexit" custaria ao PIB nacional 15,2 mil milhões em quatro anos. DN ouviu economistas.
O documento macro-económico do PS no qual os socialistas assentaram o seu programa eleitoral, cenarizou a hipótese de a Grécia deixar o euro e as suas consequências na economia portuguesa. Confirmando-se, isso "poria inevitavelmente em questão a permanência de Portugal na zona euro" e "eventualmente poria em causa a própria existência do euro tal como o conhecemos."
Segundo o PS, o crescimento da economia, em aplicando-se o seu programa será de 2,6% do PIB em média, de 2016 a 2019. Com o Grexit ficaria em não mais do 0,5% por ano. Contas globais, a saída grega do euro custaria à economia nacional 15,12 mil milhões de euros em quatro anos (3,78 mil milhões por ano). Seria impossível baixar o desemprego abaixo dos 13% (o nível atual), a dívida pública subiria até aos 135% e o défice público acabaria em 2019 nos 4,6% do PIB (mais 3,6% do que o projetado pelo PS).
Ouvido pelo DN, Mário Centeno, coordenador do documento do PS, admitiu que uma saída da Grécia obrigaria um governo do PS a alterar os seus planos, nomeadamente nas propostas que aceleram o fim da sobretaxa do IRS e a reposição salarial no Estado. "Mas teriam de continuar a ser postas em prática políticas de incentivo ao crescimento económico, para enfrentar melhor esse cenário". O economista recusou cenarizar o que aconteceria se Portugal também saísse do euro.
dn