• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias PSP detém cinco carteiristas "velhos conhecidos das autoridades" por furtos em Lisboa

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
16,872
Gostos Recebidos
715
PSP detém cinco carteiristas "velhos conhecidos das autoridades" por furtos em Lisboa

img_900x508$2023_09_11_19_41_12_1440638.jpg


Grupo selecionava turistas, perseguia-os e furtava os bens.

A PSP deteve cinco carteiristas na cidade de Lisboa, "velhos conhecidos das autoridades", inclusive mulheres reincidentes, que se dedicam a roubar sobretudo turistas, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa refere que as primeiras detenções -- a duas mulheres de 24 e 27 anos - ocorreram na terça-feira, na freguesia de Santa Maria Maior, mais concretamente, na Praça D. Pedro IV, cerca das 13h00, "após terem furtado do interior da mochila" de uma turista de origem asiática "a sua carteira, com dinheiro e todos os seus documentos".

Após a detenção, a PSP apurou que as arguidas já tinham sido detidas em 2023 e encontravam-se com a obrigação de se apresentar às autoridades da sua área de residência duas vezes por semana, o que não cumprem desde 20 de outubro de 2023.

No mesmo dia, pelas 19h00, foram ainda detidos um homem e duas mulheres, com idades entre os 34 e os 44 anos, igualmente por serem suspeitos do crime de furto subtil, vulgo carteiristas.

De acordo com a nota divulgada, os três são "velhos conhecidos dos investigadores, pelo menos desde 2018, por se deslocarem a Portugal com o objetivo de praticar furtos", tendo sido detetados e detidos também na praça do Rossio "após abrir a mochila que a vitima tinha às costas e furtar-lhe a sua carteira".

Segundo a PSP, todos os pertences de ambas as detenções foram recuperados e entregues aos seus legítimos donos, que os avaliaram em mais de 1.500 euros.

De acordo com o comunicado, os detidos chegaram recentemente à cidade de Lisboa e já estavam sob vigilância "por serem suspeitos de se terem deslocado a Portugal somente para praticar furtos".

"O grupo atuava de maneira concertada, que consistia em selecionar as vítimas, preferencialmente turistas que passeavam descontraidamente por Lisboa, seguindo-as, furtando-lhes de seguida os seus bens astuciosamente", pode ler-se na nota.

Todas as detenções foram feitas pela Divisão de Investigação Criminal (DIC), especialmente criada e especializada para estes fenómenos itinerantes.

Segundo a PSP, os detidos já foram presentes à Autoridade Judiciária, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência e julgamentos marcados para datas posteriores.

Correio da Manhã
 
Topo