Portal Chamar Táxi

PSP recolhe em média 19 armas por dia

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,094
Gostos Recebidos
497
ng1253487_435x190.jpg


A PSP procedeu hoje à destruição de 2838 armas, no Seixal, que foram apreendidas em processos ou entregues voluntariamente às forças polícias, e informou que a média diária de armas recolhidas pelas autoridades é de 19.«A apreensão das armas resulta de processos contra-ordenação, crime ou administrativos e da entrega voluntária de armas de pessoas que prescindiram delas a favor do Estado. As forças policiais levam a cabo, a nível nacional, actividades preventivas de combate à criminalidade, focadas na criminalidade violenta e o uso e porte de arma indevido», disse à Lusa Francisco Bagina, director de departamento de armas e explosivos da PSP.
A PSP destruiu hoje 2523 armas de fogo e 315 armas brancas no Seixal, entre as quais, pistolas, revólveres, espingardas, carabinas, punhais, navalhas e espadas, existindo também registo de armas automáticas.
«São na maioria armas legalizáveis, mas que foram apreendidas. O número de armas automáticas não é uma realidade, é uma excepção, e são mais até os casos de coleccionadores que as entregam. As caçadeiras de canos cerrados, pistolas e revólveres são as mais utilizadas em actos ilícitos», afirmou o superintendente, acrescentando que existem também várias imitações e reproduções.
Francisco Bagina disse ainda que as autoridades policiais recolhem uma média de 19 armas diariamente, entre as apreendidas, recuperadas ou entregues, número que subiu em relação a anos anteriores, onde a média era de 15.
Em relação às armas furtadas, perdidas ou roubadas aos proprietários, o responsável afirmou que a média actual é de uma por dia, o que significa uma redução em relação a anos anteriores, quando a média se situava entre as quatro e as cinco.
Em Março deste ano já tinham sido destruídas 4130 armas pela PSP, enquanto em 2011 as autoridades destruíram 9340 armas.
A PSP tem registo de existirem em Portugal um total de 1.435.575 armas de fogo em nome de particulares, das quais 22.675 foram declaradas em 2011 e 15.965 em 2012.

Fonte: Lusa/SOL
 
Topo