Depois do sucesso de Dreambox no mercado aparece cada vez mais e mais receptores de primeira qualidade equipados com o sistema operacional Linux.Todos esses receptores tendem a ser altamente personalizáveis, e há uma abundância de firmwares para escolher.
Um dos mais populares é Enigma II. Na verdade, Enigma II tambem é o firmware fornecido como padrão no mini Qbox Mini HD – novo receptor de Duolabs. Desde que este receptor ainda é novo no mercado, eu decidi escrever a minha opinião sobre Qbox Mini HD.
Especificação:
266 MHz ST40 CPU SH4 Core. STi 7101 chipset based
Linux Operating System (ENIGMA 2)
Embeded Diablo CAM chipset
Linux DVBAPI compatible
1.7" TFT high definition Display
Wi-Fi 802.11n. Stand-alone internal Module (optional extra - not yet available)
Ethernet 10/100 MBit compatible interface
MPEG2 / H.264 Hardware decoding
Supportered tuners: DVB-S/S2, DVB-C and DVB-T
Suports 2 x Plug & Play tuner modules (1 x DVB-S/S2 tuner included as standard)
2 x SmartcardReader ISO 78163 with programmable clock speed
V.24/RS232 Interface
10/100Mbit Ethernet Interface
1 x Scart (RGB, FBAS or SVideo)
HDMI Output
3 x USB 2.0 external USB
S/PDIF Interface for digital bit stream out (AC3)
8 MByte NOR for Secure Bootloader, 128 MByte RAM
Unlimited channel lists for TV/Radio
EPG (electronic program guide)
Multiple LNB Switching and Motor control (supports DiSEqC 1.2 and USALS)
OSD in many languages and skinsupport
Videotext Decoder
DVB-S/S2 Tuner:
Frequency Range 950 .... 2150 MHz
Demodulation DVBS (QPSK); DVBS2 (8PSK,QPSK)
Symbol rate DVBS: 2 ... 45 Mbaud/s, SCPC/ MCPC
DVBS2: 10 ? 31 Mbaud/s (8PSK) , 10 ?30 Mbaud/s (QPSK)
Video decoder:
Video Compression MPEG2 and MPEG1 compatible, H.246
Video Formats 4:3 / 16:9
Letterbox for 4:3 TVDevice
Capable Resolution: (1080I, 720P, 480P/576P, 480I/576I)
Audio decoder:
Audio Compression MPEG1 & MPEG2 Layer I and II, MP3
Audio Mode Dual (main/sub), Stereo
Frequency: 32 kHz, 44.1 kHz, 48 kHz, 16 kHz, 22.05 kHz, 24 kHz
Video parameter:
Input Level FBAS 1 Vss +/ 0.3 dB on 75 Ohm
Teletext filter in conformity with ETS 300 472 Standard
Output: FBAS, RGB, SVideo, HDMI
Serial Interface RS 232:
RS232 bidirectional
BitRate 115,2 kBit/s max
Plug Connector SUBD9
USB Interfaces:
3 x USB 2.0 Host including one USB slot for a USB stick to hold the firmware.
Box veio de fábrica com 1 x tuner DVB-S e um pendrive de 1GB. A caixa em si mede pouco maior que uma DM800. Tamanho em cm. 26X19x5. Não tem nenhum ventilador, por isto o receptor funciona silenciosamente. Eu testei constantemente durante este final de semana e posso confirmar, Qbox mini HD fica muito mais frio do que qualquer DM800 mesmo com um fã ...
Para carregar o firmware você precisa de 2 x USB. Esta é uma abordagem bastante diferente da maioria dos outros receptores de 'Linux' que utilizam onboard flash para armazenar o firmware.
Em Qbox mini HD o arquivo de Systema é armazenado em USB, então quando maior dispositivo USB de armazenamento que você tem, mais você pode armazenar ... nenhuma limitação .. o que é bom.
O controle remoto é bem parecido do controle remoto da Vodafone IPTV. Bem fino funciona com 2 pilhas tipo “ Lithium Button Cell”. Responde quase imediato.
O Firmware ( image) está em um USB pen que fica permanentemente na parte de trás da caixa.
A primeira coisa a notar aqui é que o receptor leva +/- 1 a 2 minutos para arrancar. Isso talvez devido à placa do processador que roda a 266MHz (ST40 CPU SH4 Core. STi 7101 ) ou uma combinação deste e de velocidade de acesso à USB.
Mas tendo dito uma vez que você se acostumar com isso não há problema nenhuma, além disto quantas vezes você tem que reiniciar? !
A qualidade da imagem é muito boa, mesmo nos canais SD muito mais acentuada do que a minha DM800.
Timeshift e gravação funciona sem problema. Media player funciona muito bem com quase todos os arquivos de vídeo conhecidos, incluindo AVI, MKV, DivX, Xvid, Mp4, Mp3 e ficheiros de legendas .Srt.
Eu installei oficial Imagem (0.0.56) de Duolabs + Underground Team Addons Pack. Junto com addons abaixei vários cam´s: Mgcam, Radar, incubus, Mbox e OsCam. Eu uso oscam que funciona perfeitamente como servidor e cliente. Eu tambem eu tentei Radar, mais no fim, prefiro Oscam (servidor é muito estável é funciona super bem com Cccam)
Conectado disco rígido reconheceu de imediato e inicia o mesmo sem problemas. Tenho feito várias gravações, incluindo os canais HD, que têm sido sem problemas.
Há opções para um adicional de DVB-S ou um sintonizador DVB-T e também Wi-Fi.
Para concluir, para quem já tem experiência com receptores de Enigma 2, utilização de Qbox Mini HD não vai trazer surpresas nehumas. Para gente nova nisto... bem nós todos começamos uma vez.
Um dos mais populares é Enigma II. Na verdade, Enigma II tambem é o firmware fornecido como padrão no mini Qbox Mini HD – novo receptor de Duolabs. Desde que este receptor ainda é novo no mercado, eu decidi escrever a minha opinião sobre Qbox Mini HD.
Especificação:
266 MHz ST40 CPU SH4 Core. STi 7101 chipset based
Linux Operating System (ENIGMA 2)
Embeded Diablo CAM chipset
Linux DVBAPI compatible
1.7" TFT high definition Display
Wi-Fi 802.11n. Stand-alone internal Module (optional extra - not yet available)
Ethernet 10/100 MBit compatible interface
MPEG2 / H.264 Hardware decoding
Supportered tuners: DVB-S/S2, DVB-C and DVB-T
Suports 2 x Plug & Play tuner modules (1 x DVB-S/S2 tuner included as standard)
2 x SmartcardReader ISO 78163 with programmable clock speed
V.24/RS232 Interface
10/100Mbit Ethernet Interface
1 x Scart (RGB, FBAS or SVideo)
HDMI Output
3 x USB 2.0 external USB
S/PDIF Interface for digital bit stream out (AC3)
8 MByte NOR for Secure Bootloader, 128 MByte RAM
Unlimited channel lists for TV/Radio
EPG (electronic program guide)
Multiple LNB Switching and Motor control (supports DiSEqC 1.2 and USALS)
OSD in many languages and skinsupport
Videotext Decoder
DVB-S/S2 Tuner:
Frequency Range 950 .... 2150 MHz
Demodulation DVBS (QPSK); DVBS2 (8PSK,QPSK)
Symbol rate DVBS: 2 ... 45 Mbaud/s, SCPC/ MCPC
DVBS2: 10 ? 31 Mbaud/s (8PSK) , 10 ?30 Mbaud/s (QPSK)
Video decoder:
Video Compression MPEG2 and MPEG1 compatible, H.246
Video Formats 4:3 / 16:9
Letterbox for 4:3 TVDevice
Capable Resolution: (1080I, 720P, 480P/576P, 480I/576I)
Audio decoder:
Audio Compression MPEG1 & MPEG2 Layer I and II, MP3
Audio Mode Dual (main/sub), Stereo
Frequency: 32 kHz, 44.1 kHz, 48 kHz, 16 kHz, 22.05 kHz, 24 kHz
Video parameter:
Input Level FBAS 1 Vss +/ 0.3 dB on 75 Ohm
Teletext filter in conformity with ETS 300 472 Standard
Output: FBAS, RGB, SVideo, HDMI
Serial Interface RS 232:
RS232 bidirectional
BitRate 115,2 kBit/s max
Plug Connector SUBD9
USB Interfaces:
3 x USB 2.0 Host including one USB slot for a USB stick to hold the firmware.
Box veio de fábrica com 1 x tuner DVB-S e um pendrive de 1GB. A caixa em si mede pouco maior que uma DM800. Tamanho em cm. 26X19x5. Não tem nenhum ventilador, por isto o receptor funciona silenciosamente. Eu testei constantemente durante este final de semana e posso confirmar, Qbox mini HD fica muito mais frio do que qualquer DM800 mesmo com um fã ...
Para carregar o firmware você precisa de 2 x USB. Esta é uma abordagem bastante diferente da maioria dos outros receptores de 'Linux' que utilizam onboard flash para armazenar o firmware.
Em Qbox mini HD o arquivo de Systema é armazenado em USB, então quando maior dispositivo USB de armazenamento que você tem, mais você pode armazenar ... nenhuma limitação .. o que é bom.
O controle remoto é bem parecido do controle remoto da Vodafone IPTV. Bem fino funciona com 2 pilhas tipo “ Lithium Button Cell”. Responde quase imediato.
O Firmware ( image) está em um USB pen que fica permanentemente na parte de trás da caixa.
A primeira coisa a notar aqui é que o receptor leva +/- 1 a 2 minutos para arrancar. Isso talvez devido à placa do processador que roda a 266MHz (ST40 CPU SH4 Core. STi 7101 ) ou uma combinação deste e de velocidade de acesso à USB.
Mas tendo dito uma vez que você se acostumar com isso não há problema nenhuma, além disto quantas vezes você tem que reiniciar? !
A qualidade da imagem é muito boa, mesmo nos canais SD muito mais acentuada do que a minha DM800.
Timeshift e gravação funciona sem problema. Media player funciona muito bem com quase todos os arquivos de vídeo conhecidos, incluindo AVI, MKV, DivX, Xvid, Mp4, Mp3 e ficheiros de legendas .Srt.
Eu installei oficial Imagem (0.0.56) de Duolabs + Underground Team Addons Pack. Junto com addons abaixei vários cam´s: Mgcam, Radar, incubus, Mbox e OsCam. Eu uso oscam que funciona perfeitamente como servidor e cliente. Eu tambem eu tentei Radar, mais no fim, prefiro Oscam (servidor é muito estável é funciona super bem com Cccam)
Conectado disco rígido reconheceu de imediato e inicia o mesmo sem problemas. Tenho feito várias gravações, incluindo os canais HD, que têm sido sem problemas.
Há opções para um adicional de DVB-S ou um sintonizador DVB-T e também Wi-Fi.
Para concluir, para quem já tem experiência com receptores de Enigma 2, utilização de Qbox Mini HD não vai trazer surpresas nehumas. Para gente nova nisto... bem nós todos começamos uma vez.
Última edição: