• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Quadro de Ingres no Museu Berardo

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Emprestado pelo Louvre está em exposição

Quadro de Ingres no Museu Berardo





Duas pinturas que revelam visões diferentes do mito de Édipo, uma de Jean Auguste Ingres, emprestado pelo Museu do Louvre, e outra de Francis Bacon, estão expostas desde sábado no Museu Berardo.
A vinda do quadro de Ingres «Édipo e a Esfinge», criado em 1808 e finalizado em 1825, resulta de uma contrapartida 'a título excepcional', do Museu do Louvre, em Paris, disse uma fonte do Museu Berardo.
As duas telas, ambas de grandes dimensões, foram suspensas numa das paredes das salas de exposição do Museu Berardo e já podem ser vistas pelo público, mas a inauguração oficial está marcada para o dia 2 de Novembro, ficando patentes até 10 de Janeiro de 2010.
As pinturas estiveram, lado a lado, até ao início do mês de Outubro, no Museu Ingres, em Montauban, terra natal do pintor francês, entre cerca de duas centenas de pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, gravuras, colagens, vídeos e instalações provenientes de colecções públicas e privadas da Europa, Ásia e América do Norte.
O quadro de Ingres «Édipo e a Esfinge» levou o pintor irlandês Francis Bacon a pintar a mesma cena mitológica em 1983. Este último quadro viria a ser adquirido por José Berardo e posteriormente integrado no acervo do museu com o nome do comendador.
Fonte do museu explicou que o Louvre pediu o empréstimo do quadro de Francis Bacon para integrar uma exposição de homenagem ao pintor no Museu Ingre. Então, o coleccionador Berardo colocou como condição a vinda da obra de Ingres sobre o mesmo tema para ser também exposta em Lisboa.
O quadro de Bacon esteve entre as obras da primeira exposição.

Museu Berardo. Expisção patente até Janeiro de 2010


DR


o primeiro de janeiro
 
Topo