• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Qual o melhor estrume para a agricultura ?

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Mas afinal, o que é o estrume?​

O estrume corresponde a uma mistura de objetos sólidos dos animais compostos por uma quantidade sob a forma de urina e que se apresentam sob a forma sólida ou pastosa. É também importante que o estrume pode conter ou não resíduos de origem vegetal como matos ou de decomposição (em menor ou maior) que se destacam como camas para o efetivamente pecuário ou para o grau de decomposição ou urina. Pode também designar-se como estrume a fracção contínua do coro, resultante da separação de fases.

Gestão do strume: como é feito?​


São poucos os casos em que é feita a remoção do instrumento das instalações pecuárias diariamente e consequente aplicação no solo. Na maioria das pilhas, pilhas, pilhas ou pilhas, nitreiras ou mesmo em camas sobrepostas.

Camas sobrepostas​

As camas sobreposta correspondem às coberturas do cujas instalações pecuárias, matos e serrim principais são compostas, como material das palhas, prova e urinas excretadas pelos animais. As camas sobrepostas continuaram a ser feitas durante alguns meses e ainda com material adicionado em alguns meses.

Pilhas de compostagem​

As culturas usadas são usadas para culturas de compostagem para uso posterior e compostagem.

Neste tipo de estruturas, o instrumento é depositado num ambiente com condições controladas, onde os microrganismos atuam como fungos e bactérias.

Dado que este processo é realizado maioritariamente de forma aeróbia (presença de oxigênio) e na presença de fungos e bactérias tal como aqui anteriormente, premite a ação do componente orgânico do estrume, originando o composto.

Para melhores resultados é importante que revise os materiais da pilha para promover o recrutamento e que a cobertura esta estrutura com materiais como terra, para dessa forma evitar que a perfuração ou o calor se dissipe ou que se perca com a palha plástica -fatores a evitar.

Nitreiras​

As nitreiras são estruturas que permitem o tratamento de estrume armazenamento e que possuem uma leve inclinação que permite o Escorri de efluentes líquidos vulgarmente conhecido como chorume.

A maioria dos casos de nitrito permite a ocorrência de uma ocorrência, a maioria dos casos, a maioria dos casos), a qual será a maioria. Estas infra-estruturas podem ter outras designações: estrumeiras, esterqueiras, etc.

Pilhas, leiras ou medas​

As pilhas, leiras ou medas são uma forma que o instrumento é normalmente depositado, e que não implica qualquer tipo de instalação. O instrumento é colocado em pilhas, leiras ou medas com o principal intuito de ser posteriormente distribuído e incorporado no solo.

Tipos de estrume nas instalações pecuárias​

estrume de cavalo​

Dada a alimentação dos cavalos, especialmente feno e para a composição da estrume rica em culturas, é bastante rica em húmus o que acaba por ser bastante benéfica para as suas culturas. Por ser um desenvolvimento fertilizante húmico (possui contribuição das propriedades nutricionais para outros fatores estimulantes) para um desenvolvimento natural e especialmente para a absorção de nutrientes entre outros fatores.
recomendado para: hortícolas, Pomares, Floresta, Vinha, etc

estrume de bovinos​

O bovino é composto por altos níveis de a patogénico estru mes de agentes perigosos para suas culturas. Por essa razão, é necessário que seja curtido, ou seja que seja concentrado para ser concentrado ao tempo para que o excesso de evaporação, ou seja, seja assim, entre outras razões. Normalmente, depois de algumas semanas expostas ao meio ambiente, o cheiro intenso acaba por dissipar-se.

Pontos positivos: orgânico e auxiliar no processo rico em matéria de água no solo ou que acaba por trazer outros benefícios.

Pontos negativos: pobre em NPK

recomendado para: produtos que gostam de umidade e hortícolas.

estrume de coelhos​

Na minha opinião é um dos melhores devido às suas características. Não possui um odor muito intenso e não queima as suas culturas. É também de espalhar o que se revela uma ótima vantagem.
Três macronutrientes (NPK) estão disponíveis em plantas os elementos considerados osáveis para fornecerem elas. No entanto, não é fácil adquirir este tipo de estrume pelo que, muitas vezes, há quem o dilua em água para que “renda” mais.

Se por acaso tem uma exploração cunícola perto da sua residência aproveite pois é um excelente fertilizante natural.

Pode ser usado como instrumento de estudo de coelho em todas as culturas, especialmente em culturas hortícolas.

estrume de caprinos e ovinos​

Comparativamente com o estrume de coelho, o estrume de caprinos e ovinos é bem mais fácil de obter. Normalmente, este tipo de instrumento é depositado em pilhas, leiras ou medas tornando-se mais fácil o seu manuseio.

Não tem um cheiro muito intenso o que acaba por ser um ponto a favor.

É um dos estrumes mais ricos em matéria orgânica.

Não é dos estrumes mais utilizados.

estrume de aves​

É um agente dos instrumentos com uma quantidade de NPK superior no entanto, precisa de ser bem curtido antes de no solo e plantas pois pode ser aplicado queimá-las. comprometendo a sua sanidade.

É um dos estrumes especialmente mais utilizado em culturas hortícolas.
endo em conta o que escrevi sobre as principais características destes estrumes, penso que já poderá escolher qual deles se adequa melhor às suas culturas.

Não se esqueça de que todos os tipos de instrumentos devem ser combinados pelo menos, algumas semanas antes de serem usados. Quando estiver pronto, deve perder o seu cheiro nauseabundo.
 
Topo