kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Quatro golfinhos, de um grupo de cerca de três dezenas, foram apanhados pelas redes dos pescadores da Arte Xávega e morreram, na manhã desta sexta-feira, na Praia de Mira.
O primeiro lanço da embarcação "Alexandre Vieira", de José Manuel Vieira, saiu pouco depois das 06.00 horas e, quando as redes foram puxadas para terra, duas horas depois, traziam "dezenas de golfinhos", contou o pescador. "Paramos de puxar, saltamos para a água e cortamos as mangas das redes para os libertar. A maioria conseguiu escapar, mas quatro estavam mortos", acrescentou.
Outra rede de pesca, de outra companha de arte xávega da Praia de Mira, também apanhou golfinhos, mas conseguiram escapar com vida.
Os animais mortos (um adulto e três juvenis) foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios.
Este é o segundo caso, em poucas semanas, depois de a 19 de julho pescadores da Torreira, Murtosa, terem apanhado cerca de 50 nas redes de arrasto artesanais. Naquela situação, 11 não sobreviveram.
jn