• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Répteis Extraordinários

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
Poucos animais estão rodeados de tanto mito e desinformação como os répteis. As cobras, principalmente, são alvo de muitas histórias exageradas, talvez devido ao medo e fascinação que elas causam. Muitas pessoas pensam que as sucuris são as maiores cobras existentes e que podem chegar a medir mais de 12 metros. Mas o verdadeiro recorde é de um píton fotografado na Indonésia em 1912, que mediu 10 metros. Em 2003, diziam que havia um píton capturado em Sumatra de 14.93 metros de comprimento, mas na verdade ele tinha apenas 6,40 metros – 8,53 metros mais curto do que a medida original.

Existem muitos fatos extraordinários associados aos répteis, e na maioria das vezes estão relacionados à sua longevidade. O réptil mais antigo conhecido foi um jabuti de Madagascar, apresentado à família real de Tonga em 1773 ou 1777. Seja qual for a data correta, ele viveu até 1965, chegando aos 188 anos de idade.

E a comida? Todo tipo de coisas estranhas já foi parar nos estômagos dos répteis, principalmente os humanos, que são lanches eventuais de crocodilos grandes e cobras. Apesar de que grandes cobras como os pítons e sucuris são capazes de engolir pessoas, estes tipos de ataques são muito raros. No entanto, as coisas que eles comem não são menos surpreendentes. Graças às suas mandíbulas soltas, peles e estômagos altamente elásticos, as grandes constritoras como os pítons podem comer alimentos bem maiores do que suas próprias circunferências, podendo até mesmo engolir gazelas e antílopes completos, inclusive com chifres.

O maior debate sobre os répteis está relacionado com as cobras venenosas. As pessoas sentem orgulho da periculosidade das suas populações de cobras, por isso não fácil de encontrar informação confiável. É difícil testar o poder relativo do veneno das cobras de forma útil e consistente, mas o que todos concordam hoje em dia é que o veneno de cobra mais poderoso do planeta é o da taipan australiana, Oxyuranus microlepidotus.
 
Topo