• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Raças de Cães - SHIH TZU

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156


Os ancestrais do Shih Tzu provavelmente surgiram na Cidade Proibida, em Pequim. Um Lhasa Apso, presenteado ao imperador pelo Dalai Lama, cruzou com um Pequinês da corte. A cria real ostentava uma longa juba, que inspirou o nome Shih Tzu ou "Cão Leão". Os membros da Corte mantinham um programa de reprodução para atender aos interesses do imperador e competiam entre si para criar cães que agradassem à majestade.
A popularidade do Shih Tzu cresceu rapidamente na China, mas o cãozinho só começou a ser exportado para além-mar há cerca de 50 anos. Hoje, para pessoas de vários países, o Shih Tzu é uma companhia divertida e alerta, mas requer cuidados diários.


Tamanho: machos e fêmeas: de 23 a 27 cm (na cernelha).
Aparência: corpo firme e compacto; movimentos diretos e suaves.

Pelagem e Cor: pelagem espessa, comprida, lisa ou ligeiramente ondulada; pêlos compridos presos na parte superior da cabeça. Todas as cores e manchas são aceitáveis.

Cabeça: arredondada, com focinho achatado, quadrado, liso e curto; olhos grandes, redondos e afastados, de tom escuro médio a muito escuro; orelhas grandes, cobertas por muitos pêlos.

Cauda: alta, emplumada e curva sobre o dorso.
 
Topo