Portal Chamar Táxi

Recorde de 259 candidatos ao Prémio Nobel da Paz

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Um recorde de 259 candidatos, entre os quais 209 pessoas e 50 organizações, disputam este ano o prémio Nobel da Paz, que será atribuído em outubro em Oslo, anunciou o Instituto Nobel

Paquistanesa Malala é uma candidata

O último recorde remonta a 2011, quando se registaram 241 candidaturas ao mesmo prémio.

O diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, disse à agência AFP que, embora não aconteça todos os anos, o número de candidatos tem vindo a aumentar. "Isso reflete um interesse crescente no prémio. As nomeações vêm do mundo inteiro", disse.

O nome dos candidatos - que podem ser propostos por professores catedráticos em Direito ou Ciências Políticas, ministros e deputados de todos os países ou antigos laureados - só é conhecido se os proponentes o divulgarem.

Entre os candidatos conhecidos deste ano figuram a adolescente paquistanesa Malala, a organização russa dos direitos humanos Memorial, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton ou o presidente reformador birmanês Thein Sein.

A data limite para a entrega das candidaturas era 1 de fevereiro e a escolha do comité Nobel é anunciada no início de outubro, com entrega a 10 de dezembro, quando se assinala a morte do fundador dos prémios, o filantropo sueco Alfred Nobel (1833-1896).

jn
 
Topo