kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 1

A Guardia Civil desmantelou uma das mais importantes redes de contrabando de tabaco europeias e que tinha ligações a Portugal, segundo comunicado divulgado esta quinta-feira por aquela força policial spanhola. Mas a investigação prossegue, com a colaboração das autoridades de Portugal, França e Bélgica. A Guardia Civil, na operação "Cumpai", apreendeu mais de 2,6 milhões de caixas de tabaco, numa acção que se desenvolveu em Sevilha, Algeciras e Valência e em França e Portugal.
A força policial espanhola aponta que a rede, que tinha pontos de operação no Médio Oriente, África e Europa, tinha capacidade para introduzir no espaço europeu dez contentores de tabaco de contrabando por mês, conseguindo lucros de 1,1 milhões de euros por contentor, com a fuga aos impostos.
Foram detidos 13 indivíduos, entre eles um irlandês e um inglês, além de um jordano que era o responsável pela elaboração da documentação que dava cobertura legal ao negócio fraudulento.
A rede tinha ainda vários contactos em portos europeus para facilitar o desembarque.
Além das detenções, foram apreendidos 50 mil euros que iam ser entregues como sinal para um novo negócio de contrabando.
jn