Portal Chamar Táxi

Redução da taxa social única tem de ser compensada com aumento do IVA, diz Bagão Féli

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,094
Gostos Recebidos
497


O economista Bagão Félix elogiou hoje, em declarações à Lusa, a proposta avançada no programa eleitoral do PSD de diminuir a taxa social única, mas lembrou que terá de haver uma compensação no valor cobrado através do IVA.

«Uma diminuição da taxa social única reflecte-se no orçamento da Segurança Social com menores receitas e, portanto, terá que haver alguma compensação», afirmou em declarações à Lusa, reagindo ao programa eleitoral do PSD apresentado no domingo, que propõe um corte desta taxa já em 2012.

«À partida a medida é correctíssima, eu próprio a tenho defendido como factor para aumentar competitividade, sobretudo para os bens transaccionáveis», referiu o antigo ministro das Finanças, sublinhando que a questão «é como fazer».

Para Bagão Félix, a compensação tem de passar pelo aumento de outra tributação, «nomeadamente nos impostos sobre o consumo» (IVA).

Segundo o economista e conselheiro de Estado, por cada redução em 1,8 pontos percentuais da taxa social única, é necessário que haja um ponto percentual de aumento do IVA.

«Actualmente a taxa social única está em 23,75 por cento. Se quisermos diminuir para 20 por cento, isso pressupõe um aumento da taxa do IVA em dois pontos percentuais - de 23 para 25 por cento -, que é uma taxa que existe em alguns países como a Finlândia», lembrou.

No entanto, defendeu, este aumento do IVA «pode ser alcançado de duas maneiras: uma é aumentar a taxa normal - de 23 para 25 por cento -, outra é retirar bens e produtos que estão na taxa de 6 por cento de modo a atingirem a taxa normal de 23 por cento».

Uma solução de mix que, para Bagão Félix, é a mais provável, mas que pode também ser acompanhada de «aumentos nos impostos sobre bens específicos como as bebidas alcoólicas, o tabaco, os produtos petrolíferos, entre outros».

Lusa/SOL

 
Topo