Portal Chamar Táxi

Reembolso do IRS em 20 dias, já era...

Covinet

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2007
Mensagens
1,007
Gostos Recebidos
0
Acabou de dar a noticia na RTP ,de que o Ministério das Finanças alteraram o reembolso do IRS que era em 20 dias para até 31 Julho.:Espi63:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,629
Gostos Recebidos
1
até admirava.... cambada de xulos.....

Governo garante que tudo não passou de um mal entendido e lembra que a data limite para estes reembolsos é 31 de Julho.

Quem entregou o IRS pela Internet tem prioridade de reembolso sobre as entregas em papel, mas este ano pode demorar mais.

Contactada pelo Económico, fonte do Ministério das Finanças explica que da sua parte "nunca houve um compromisso" sobre a questão específica dos reembolsos em 20 dias. No entanto, sublinha, "são reembolsos prioritários que serão feitos tão rápido quanto possível".

A mesma fonte esclarece que "tudo não passou de um mal entendido da comunicação social", sendo que "a data limite por Lei para estes pagamentos é 31 de Julho".

Assim, se tiver reembolso a receber relativo ao IRS de 2012 (rendimentos de 2011) e entregar a declaração em Março, Abril ou Maio, então o compromisso do Estado é que o reembolso seja processado, o mais tardar até 31 de julho de 2012. Ou seja, não é garantido que se mantenha o reembolso até 20 dias após a entrega da declaração como ocorreu em boa parte das situações no ano anterior.

Caso se mantivesse o prazo de 20 dias, os primeiros reembolsos seriam processados já a partir desta sexta-feira, dia 20.

Economico
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,097
Gostos Recebidos
503
Fisco não vai devolver o IRS em 20 dias

ng1224903_435x190.jpg


Fisco não vai devolver o IRS em 20 dias

Os serviços de atendimento da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) estão a informar os contribuintes de que não há garantia de que os reembolsos de IRS sejam feitos em 20 dias, este ano.

As informações, que põem um ponto final na prática que era seguida há anos, surgem depois de a AT ter garantido, no mês passado, que o prazo iria ser cumprido.

Segundo confirmou o SOL, os funcionários das Finanças apenas garantem que a devolução do imposto, eventualmente retido em excesso, será «prioritária» para quem entregue as declarações de IRS através da internet e indique o número da conta bancária.

«Este ano será diferente.

O prazo de 20 dias não é certo», disse ao SOL uma funcionária, contradizendo a informação veiculada pela AT, que garantia que a regra dos 20 dias se mantinha.

Muitas pessoas estão a ser apanhadas de surpresa com esta mudança.

«Sinto-me enganada, sobretudo porque não há qualquer informação oficial.

Só nos é dada se ligarmos para os serviços, e mesmo assim depois de alguma insistência», explicou ao SOL uma contribuinte que confirmou a informação junto dos serviços tributários centrais, depois de uma «resposta vaga» no atendimento ao contribuinte do Portal das Finanças.

«E pasme-se: não vão ser pagos nem em 20, nem em 30 dias.

O prazo será 31 de Julho, ou seja na melhor das hipóteses, a partir de Agosto».

Voltam assim as datas que tinham sido indicadas em Outubro do ano passado (antes de a AT ter reafirmado os 20 dias).

O limite de 31 de Julho abrange todos os contribuintes, independentemente de entregarem a declaração na primeira ou na segunda fase.

O SOL questionou o gabinete de Vítor Gaspar sobre os motivos deste recuo, mas não obteve resposta.

O alargamento de prazos poderá estar ligado ao cálculo do IRS do ano passado, mais complexo devido à sobretaxa extraordinária.

No final do ano passado foi retido metade do subsídio de Natal, mas a taxa efectiva será de 3,5% sobre todo o rendimento anual, pelo que o cálculo é diferente, este ano.


SOL
 
Topo