Portal Chamar Táxi

Refém das FARC libertado após 19 meses

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,097
Gostos Recebidos
503
Um refém foi libertado durante uma operação com a participação de militares brasileiros, que até ao domingo deve resgatar mais quatro sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Segundo o jornal brasileiro "Folha de São Paulo", o vereador Marcos Vaquero, libertado na quarta-feira, revelou detalhes dos 19 meses em poder da guerrilha na sua primeira entrevista após abandonar a selva colombiana.

Nas suas primeiras declarações, Marcos Vaquero anunciou que iniciará uma campanha para pedir à guerrilha que liberte todos os sequestrados.

Contou também que passou grande parte do tempo na companhia apenas de um gato enquanto esteve no cativeiro. "Foi o meu companheiro de cativeiro, era com ele que eu falava. O mais difícil é não ter com quem conversar, não ter acesso sequer a alguém para me escutar. Isso é muito triste, muito doloroso, muito tortuoso", sublinhou.

Marcos Vaquero encontrou-se com a mulher, os dois filhos e demais membros de sua família após a chegada ao Aeroporto Vanguardia de Villavicencio, na Colômbia, a bordo de um helicóptero do Exército brasileiro.

A operação durou mais de seis horas, desde que o helicóptero brasileiro partiu de Villavicencio em direcção ao reduto das FARC na selva colombiana e retornou ao aeroporto.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que participou nas negociações do Governo colombiano com a guerrilha, e posteriormente no resgate, agradeceu em comunicado o apoio do Brasil na missão humanitária.

O documento revela ainda que Marcos Vaquero, sequestrado em Junho de 2009, foi entregue pelas FARC a uma missão composta por delegados do CICV, soldados brasileiros e a ex-senadora Piedad Córdoba, "numa área rural do departamento [estado] de Meta", cuja capital é Villavicencio.

Após o resgate do vereador, a missão humanitária liderada pela ex-senadora irá de novo à selva resgatar o vereador Armando Acuña, do município de Garzón, e o soldado da Marinha Henry López.

A última etapa da missão, no domingo, será a cidade de Ibagué, de onde os helicópteros brasileiros partirão para receber o major da polícia Guillermo Solórzano e o oficial do Exército Salín Antonio Sanmiguel.

Jornal de Notícias
 
Topo