• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Relatório analisa casos de sucesso da Conservação de fauna na Europa

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Relatório analisa casos de sucesso da Conservação de fauna na Europa


Filipa Alves em Naturlink



Vai ser hoje apresentado um relatório que analisa vários casos de sucesso na Conservação de fauna na Europa. O estudo foi elaborado pela Zoological Society of London, Birdlife International e European Bird Census Council para a Rewilding Iniative, um projeto que pretende inspirar a formação de um "movimento popular que atue para tornar a Europa um continente com mais espaço para a vida selvagem, a natureza e os processos naturais”.

O documento de 312 páginas debruça-se a recuperação de 18 espécies de mamíferos e 19 espécies de aves do velho continente desde meados do séc. XX, com o intuito de compreender o que a permitiu de modo a promover a recuperação de outras espécies na Europa e noutros continentes.

O bisonte-europeu (Bison bonasus), o lobo-cinzento (Canis lupus), o lince-ibérico (Lynx pardinus), lince-eurasiático (Lynx lynx) e o urso pardo (Ursus arctos) são alguns dos mamíferos estudados, enquanto que entre aves analisadas se incluem a cegonha-branca (Ciconia ciconia), o peneireiro-das-torres (Falco naumanni), o milhafre-real (Milvus milvus) e a águia imperial-ibérica (Aquila adalberti).

Os resultados sugerem que a recuperação da fauna estudada se deve, em grande medida, à atribuição de proteção e implementação de medidas de conservação (válido para aves e mamíferos), gestão do habitat e proteção de locais específicos (válido para as aves) e proteção legal (válidos para mamíferos e aves), é revelado no sumário do relatório.

Apesar dos progressos evidentes, os autores salientam que, ainda assim, os níveis de abundância de algumas espécies continuam a ser inferiores à abundância história e não são suficientes para assegurar a viabilidade das populações a longo-prazo. Por outro lado, existem inúmeras outras espécies que continuam a ser casos muito preocupantes.


Descarregue o relatório “Wildlife Comeback in Europe – the Recovery of selected mammal and bird species”
Fontes: http://www.zsl.org e “Wildlife Comeback in Europe – the Recovery of selected mammal and bird species”
 
Topo