Portal Chamar Táxi

[Relato] A Despedida

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
20
Esta aconteceu com um senhor que era um católico ferrenho, desses como antigamente mesmo, que ia à missa toda semana e não acreditava de jeito algum em coisas que não fossem "católicas". Assombração então, piorou... Isso ele não queria nem saber! Mas foi ele o escolhido para participar desse episódio bem pitoresco.

Ele trabalhava na Rua da Imperatriz - no centro de Recife - e morava perto do Colégio Salesiano. Nunca aprendeu a dirigir e sempre fez esse trajeto casa-trabalho-casa a pé, chovesse ou fizesse sol, isso durante varias décadas. E, claro, com o tempo fez amizades pelo caminho. Ao menos uma vez por semana encontrava um velho conhecido que fazia mais ou menos o mesmo trajeto, e então seguiam juntos conversando, conhecido esse que chamarei de "seu Mariano".


Um belo dia, voltando pra casa no fim do expediente, nosso herói encontra com seu Mariano novamente e seguem caminho com a conversa bem animada ate o ponto onde Mariano se despedia e entrava na rua que morava, e meu avô seguia o seu trajeto. Quando ele chega, encontra minha avó que sempre conta as novidades e fofocas do dia. Ela que tinha a mania mórbida, sabe-se lá por que, de ler os obituários dos jornais diariamente, conta: "Ah você não sabe quem faleceu ontem: seu Mariano que mora aqui perto; teve um ataque de repente e pronto!!!.

O marido, com todo seu catolicismo, olha pra ela (com aquela cara dizendo "tá doida é?") e diz: "deve ter sido outro, pois ainda agorinha ele estava comigo; voltamos juntos conversando, como sempre fazemos". Ela pega o jornal, abre na página de óbitos e mostra a ele. Nos finalmentes, era o Mariano que tinha andado e conversado com ele como sempre faziam - só que o dito cujo já estava morto desde o dia anterior. Acho que foi o jeito dele se despedir do amigo...



o recife assombrado
 
Topo