• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

REN e State Grid investem 12 milhões em centro de investigação

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
REN e State Grid investem 12 milhões em centro de investigação
computador_nrel.jpg

A REN e os seus principais acionistas, os chineses da State Grid, assinaram, esta quarta-feira, um acordo para criar um centro de investigação e desenvolvimento em Portugal na área da energia elétrica.
O projeto representa um investimento de 12 milhões de euros, a aplicar em projetos de investigação entre 2013 e 2017, sendo que depois desse período o centro irá "ter os seus próprios meios de financiamento, com cofinanciamentos que podem ser europeus e com a venda de serviços", disse o CEO da REN à margem da assinatura do acordo.

Rui Cartaxo, citado pela imprensa, acrescentou que os 12 milhões terão ainda de servir para a implementação da sede do centro, que para já, ficará "provisoriamente" na sede da REN em Lisboa.

Rui Cartaxo fez ainda saber que já houve contactos informais com faculdades de engenharia de Lisboa e do Porto para promover o seu envolvimento neste centro. “O próprio centro vai prestar serviços e vai ser um veículo para a exportação de competências desenvolvidas em Portugal”, referiu, acrescentando que a infraestrutura irá igualmente “servir para formar alguns quadros que vão estar em projetos internacionais da REN”.

Segundo um dos administradores da State Grid, Shan Shewu, também citado pela imprensa, o centro será gerido em partes iguais pelas duas empresas. A atividade de I&D será desenvolvida em quatro setores, nomeadamente a simulação de sistemas de energia, a gestão da integração em redes de fontes renováveis, as tecnologias para redes inteligentes (“smart grids”) e os mercados de energia.

Este centro de investigação surge no quadro da privatização da REN e da venda de uma participação de 25 por centro à State Grid.

"Este foi um dos temas que se falou desde logo, ou seja, a cooperação entre as duas empresas para desenvolvver projetos de investigação que benefeciam engenheiros e técnicos locais e ainda que benefecia as empresas, porque elas precisam de ter investigação e desenvolvimento de melhor qualidade", lembrou o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, que também assistiu à cerimónia.

Já o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, também presente, referiu que o centro "irá certamente contribuir para o desenvolvimento de um sistema energético mais eficiente e sustentável”, além de “permitir o desenvolvimento de soluções e ferramentas inovadoras”.

Já o embaixador da China em Portugal, Huang Songfu, disse esperar que esta iniciativa “constitua um bom exemplo para as relações empresariais sino-portuguesas”.


PER
Portal das Energias Renováveis
 
Topo