Portal Chamar Táxi

Repro a um Astra CDTI 1.3 de 90 CV

Delta2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2008
Gostos Recebidos
0
olá,

Gostava de fazer uma reprogramação ao meu Astra CDTI de 90 CV, ficaria com 110 CV e 240Nm de binário

Mas gostaria de saber opiniões de quem tem um carro igual ao meu e que o tenha feito

outra coisa :

o carro é de FEV/2006 será que o meu carro tem filtro de partículas ( FAP / DPF ) ? ouvi dizer que nas repros é preciso ter cuidado com isto, e é uma peça extremamente cara

Última edição:

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
De 2006 não deve ter filtro de particulas. Quanto ao resto só lhe vou dar 2 exemplos que tive na oficina e depois tire as conclusões: 1º Astra H pouco tempo de ter sido reprogramada tive que levar embraiagem + volante bimassa (so o volante custa "apenas" uns miseros 600€+-), 2º Opel Astra H 1.3 Cdti depois de ter sido programado foi problemas atras de problemas na injecção (regulador de pressão, sensor de pressão) e um turbo novo. Agora é claro que isto fica ao criterio de cada um de fazer ou não a repro. Mas aconselho o amigo a tirar as duvidas junto de alguma casa para esse tipo de serviços.

Delta2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2008
Gostos Recebidos
0
De 2006 não deve ter filtro de particulas. Quanto ao resto só lhe vou dar 2 exemplos que tive na oficina e depois tire as conclusões: 1º Astra H pouco tempo de ter sido reprogramada tive que levar embraiagem + volante bimassa (so o volante custa "apenas" uns miseros 600€+-), 2º Opel Astra H 1.3 Cdti depois de ter sido programado foi problemas atras de problemas na injecção (regulador de pressão, sensor de pressão) e um turbo novo. Agora é claro que isto fica ao criterio de cada um de fazer ou não a repro. Mas aconselho o amigo a tirar as duvidas junto de alguma casa para esse tipo de serviços.

muito obrigado pela resposta

Eu não tenho FAP, já confirmei por 2 vias : pela própria Opel e até fazendo um teste passando o dedo pelo escape...

É menos uma preocupação

Com a repro eu ia ficar com 110CV e 240Nm, um ganho de 20 CV....eu não desejo nada exagerado

Eu tenho uma condução quase sempre dentro dos limites do código de estrada, no máximo faço 130/140 na AE mas é raro

Este carro sem qualquer repro faz essas velocidades à vontade

Você acha que se eu fizer essa repro e para o meu estilo de condução vou ter assim tantos problemas ?

Eu estive a investigar em tudo o que é sítio, a Opel em 2005/2006 para colocar a 90 CV mudou o turbo entre outras coisas, eu li aqui :

http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?cha...ontentid=F37859BC-0BC8-48A7-BDA8-ABB8520209D5

diz assim :

"No caso da Opel a solução passou por aumentar a potência do motor 1.3 CDTi de 70 CV para 90 CV graças à utilização de um turbo compressor de geometria variável e da geração mais recente da injecção directa common rail entre outras modificações."

O meu é precisamente dessa geração, com turbo de geometria variável, common rail, sem FAP

Você acha que é assim tão arriscado para o meu carro ? e para o meu estilo de condução relativamente ao ganho que irei ter ( + 20 CV ) ?

Última edição:

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
Como lhe disse amigo, aconselho a esclarecer essas duvidas junto de uma casa que faz essas repros. Eu pessoalmente não sou a favor delas, mas é apenas a minha opinião. Essas alterações de binarios tem como consequencia um desgaste prematuro do motor, seja a curto ou medio/longo prazo. A opel aumentou a potencia do 1.3Cdti mas para isso decerteza que todos os perifericos do motor tambem o foram. Não ter FAP é uma boa noticia, porque este modelos com FAP dão problemas que se fartam.

Delta2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2008
Gostos Recebidos
0
Como lhe disse amigo, aconselho a esclarecer essas duvidas junto de uma casa que faz essas repros. Eu pessoalmente não sou a favor delas, mas é apenas a minha opinião. Essas alterações de binarios tem como consequencia um desgaste prematuro do motor, seja a curto ou medio/longo prazo. A opel aumentou a potencia do 1.3Cdti mas para isso decerteza que todos os perifericos do motor tambem o foram. Não ter FAP é uma boa noticia, porque este modelos com FAP dão problemas que se fartam.

sim, eu entendi, por tudo que tenho investigado é um facto que o desgaste ocorre de forma mais rápida

o elo mais fraco que eu vou ter no tunning do meu carro é na embraiagem, por tudo aquilo que investiguei. Esta vai de certeza desgastar mais rápido, o resto a Opel já o fez no meu modelo ao mudar de 70CV para 90CV ao mexer nos restantes componentes

uma questão :

quando a embraiagem der o berro, é possível montar uma embraiagem de um 1.7 CDTI no meu carro ?

por quanto é que ficaria em euros uma embraiagem mais reforçada ? qual seria a opção mais económica ? tipo montar uma embraiagem de um modelo de cilindrada superior ou usando o mesmo sistema mas num material diferente tipo cerâmica ou kevlar ?

PS: sou do Sul, Lisboa, tenho andado a contactar a turbotec e a PKE

Última edição:

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
Não tenho ideia se a embraiagem do 1.3 Cdti dá para o 1.7, mas acho que não dá. O que sofre mais alem do disco de embraiagem tambem é o volante bimassa. Existem casas que reforçam o disco de embraiagem a cobre (em vez do ferodo) mas isso é mais para competição. A LUK é a marca (kit de embraiagem) que equipa maior parte dos carros.

Delta2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2008
Gostos Recebidos
0
olá amigos, acabei de fazer a repro, eis os resultados dos testes

antes da repro

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting

depois da repro

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting

-------------------

Cheguei lá na TURBOTEC e eles foram muito atenciosos

Fiz 1 teste antes e um teste depois, ofereceram-me 1 e ficou tudo por 250 euros ( ver imagens em cima dos resultados antes e depois da repro )

O resultado final foi eu que pedi assim, porque da primeira vez estava com um binário de 244 e 114 CV ou algo assim

eu disse que tinha medo da embraiagem e que para mim já eram valores exagerados

só me perguntaram :

que valores deseja para o binário e CV ? eu disse que os CV tinham que ser abaixo de 110 e o binário não chegar aos 240, e fizeram isso na boa...fizeram exactamente o que pedi

O fosso que sentia em baixos regimes posso dizer que desapareceu, sinto uma grande diferença a puxar pelo carro, parece outro para dizer a verdade. E fumo ?! nem vê-lo, está como antes nesse aspecto

Foram bastante atenciosos, digo-vos

Ele disse-me que com este binário e valores não terei problemas, disse ele que fazem aos Fiat com o mesmo motor um binário de 250....e aguentam, mas ele reconheceu que os Astras por serem mais pesados a embraiagem não aguenta tanto

Estava lá um rapaz a fazer repro a um Seat que originalmente tinha 109CV...acho que ficou com 140CV.....foi o que lhe disseram porque ele não fez testes nenhum....um erro grave a meu ver....eu acho que ele exagerou, ainda por cima aquilo tem FAP....

tinham a casa cheia, deve ser uma mina a facturar ...

Agora vamos lá ver se não terei problemas, mas acho que não porque fui moderado nos valores, e eles disseram-me isso mesmo, que o carro aguenta bem isso e até um pouco mais, e que preferem pessoas assim como eu do que alguns que vão lá pedir valores à maluca...depois partem tudo, claro

Última edição:

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
Amigo deram-te garantia do serviço?

Delta2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2008
Gostos Recebidos
0
Amigo deram-te garantia do serviço?

sim, deram

mas não dos componentes do carro

O ganho que tenho no binário não é nada exagerado, 22 Nm ???

mas é o suficiente para eu sentir diferenças....até a minha mulher sentiu ao conduzir, nada como tinha antes

Eu investiguei muito antes de tomar esta decisão, num outro fórum um user até disse isto :

"O meu irmão conhece uma pessoa que tem um Astra 1.3 CDTi que originalmente tem 90cv (por acaso bem energicos, que envergonham os 100 do 1.7) e na Opel perguntaram-lhe se ele não queria reprogramar para 110cv, e mais impressionante, à borlix. Ele estava reticente, mas eles disseram-lhe que se eles o fazem é porque é fiável e que se não quisesse, voltavam a por com os 90.

O sr da Opel disse para irem dar uma volta com ele original e depois programaram-o e foram dar a mesma volta. Ele ficou admirado com a diferença. Sempre mais expedito, independentemente do regime. O meu irmão já andou nele e disse que está muito mais desenvolto que antes."

Última edição:

betodobairro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas,

Sou novo nos fóruns, mas queria uma opinião.

Tenho uma carrinha Astra 1.3 cdti de Jan/06, comprei-a há 2 anos com poucos kms e desde que a comprei que sinto que precisa de mais potência, infelizmente na altura ñ podia comprar a 1.7 ou mesmo uma Vectra.

No outro dia em conversa falaram-me em fazer uma “Repro”, foi então que começei a investiguar e encontrei este fórum com um depoimento mt interessante e que em muito se enquadra com o que pretendo.

Queria perguntar-lhe qual o objectivo de fazer o teste que publica nas imagens ?!?! já se passaram uns meses desde que fez a alteração, notou grandes diferenças a nível de consumo e de andamento (mais força ??). Já teve algum problema a nível mecânico ou outras peças (como falam mais acima na embraiagem) ?!?! já fez alguma viagem grande e notou diferenças na velocidade/consumo ?? O seu Astra tb é carrinha ??

Obrigado

Spider_Man

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 18, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas amigo,

Comprei á dias uma carrinha Astra 13. cdti... Fiquei supreendido com ela, mas tem poucas baixas!!! ja me falaram na repro, e encontrei este forum,
Voce ja teve algum tipo de problemas???

Onde fez a repro???

Obrigado