• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Restaurante que desafiou 'apartheid' fechou

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
O histórico 'Gramadoelas' de Joanesburgo, o primeiro grande restaurante a permitir a entrada de clientes negros, fechou as portas na semana passada. O fim da licença de concessão junto com a morte de um dos seus proprietários ditaram o destino.



Segundo relata a agência EFE, a tomada de posição contra o apartheid ocorreu por acaso, quando o Governo sul-africano não atendeu o telefone para autorizar uma reserva feito por um grupo de políticos norte-americanos, entre os quais estavam incluídos afro-americanos. Depois de terem servido estes clientes e sem terem tido qualquer problema com as autoridades, os donos do restaurante resolveram autorizar a entrada a todos.




O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o antigo presidente dos EUA Bill Clinton, a Rainha Isabel II, o cantor Elton John ou a atriz Charlize Theron foram apenas alguns dos famosos que comeram no restaurante, famoso pelo buffet que abarcava todas as tradições culinárias do país.
O Gramadoelas (significa "lugar distante") abriu as portas em 1967 no bairro de Hillborw, antes de se mudar para o Market Theatre, no centro de Joanesburgo. A licença de utilização do espaço caducou e, juntamente com a trágica morte de um dos seus fundadores, Brian Shalkoff, depois de um violento assalto à casa que partilhava com o sócio e companheiro Eduan Naudé, resolveu fechar as portas.


dn
 
Topo