Portal Chamar Táxi

Retirados quase 100 turistas bloqueados devido a paralisação em Potosi

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Quase uma centena de turistas, argentinos, franceses e britânicos, bloqueados em Potosi, no sul da Bolívia, foram retirados, esta sexta-feira, daquela cidade, paralisada há 12 dias devido a um conflito social, informou a polícia.
19504332.jpg


Noventa e um estrangeiros, na sua maioria argentinos, foram retirados em dois autocarros e seis automóveis e dirigem-se para a localidade turística de Uyuni, informou fonte do Comando Departamental de Potosi, em declarações ao telefone à agência Efe.





Alguns dos turistas vão seguir depois de Uyuni para as regiões de Tarija, Oruro e La Paz, enquanto outros para a Argentina, explicou o comandante departamental da polícia de Potosi, o coronel Victor Hinojosa, que conduziu o processo de retirada dos turistas.
Escolas, lojas, indústrias e bancos da cidade de Potosi encontram-se paralisados desde 06 de julho. Também foram suspensas as viagens por terra devido aos bloqueios em todas as rotas que a ligam a outras regiões.
Os protestos são encabeçados pelo Comité Cívico de Potosi, que junta várias organizações sociais dessa região boliviana.
Os líderes da Potosi, cidade que vive da exploração mineira, exigem ao governo que invista nomeadamente numa central hidroelétrica, três hospitais, estradas, fábricas de vidro e cimento e num terminal aéreo para operações internacionais.
Diversas das reivindicações são exigidas há anos. Em 2010, uma paralisação semelhante à atual que fez com que mais de 300 estrangeiros ficassem bloqueados na cidade por quase 20 dias até serem retirados por via aérea.


nm
 
Topo