- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,066
- Gostos Recebidos
- 441

A situação financeira de Portugal, a pressão para que seja pedido o resgate à União Europeia e as expectativas para as eleições antecipadas são temas em destaque hoje na imprensa.
«Estado só tem dinheiro para dois meses», escreve o Correio da Manhã em manchete, que adianta que os cofres não têm dinheiro para pagar empréstimo que vence em Abril e que a Europa já prepara um cheque de 75 mil milhões de euros para ajuda de emergência a Portugal.
O jornal acrescenta que o Presidente da República «quer saber a situação financeira real do país».
No jornal i, o título principal diz «PS e PSD tentam adiar queda de Portugal. Plano de resgate é duríssimo» e refere que Pedro Passos Coelho compromete-se com aumento de impostos e enerva PSD e que as agências cortaram o rating de Portugal e os bancos já não emprestam às empresas públicas.
«Líderes europeus exigem que um futuro Governo cumpra o PEC», escreve o Público, acrescentando que os participantes na cimeira de Bruxelas elogiam abertamente José Sócrates e criticam «chumbo» do PSD.
«Portugal sob pressão para pedir ajuda externa», diz o Jornal de Negócios, referindo que a chanceler alemã dá «uma última oportunidade mas mercados não», enquanto o Diário Económico destaca uma sondagem da Marktest que dá ao centro-direita mais de metade das intenções de voto, sob o título «PSD alcança maioria na sondagem e popularidade de Sócrates afunda».
No Diário de Notícias, a manchete adianta que «CDS não aceita aumento do IVA proposto pelo PSD» e diz que a Europa pressiona Portugal a pedir ajuda.
Já o Jornal de Notícias escreve que «Oposição une-se e trava avaliação de professores» e acrescenta que a reforma do Governo de José Sócrates será hoje chumbada no Parlamento por iniciativa do PSD, CDS, PCP e BE.
O jornal realça ainda que «Portugal não estende a mão» e que José Sócrates e Passos Coelho rejeitam pedido de ajuda externa no dia em que a Europa aumentou pressão.
No SOL, o destaque principal diz «Cavaco exige Governo com maioria» sobre uma fotografia do Presidente, e avança que «Assis e Seguro na linha de sucessão a Sócrates» e que «FMI pode entrar na primeira quinzena de Abril».
O SOL realça também a notícia de que «testemunha-chave da Casa Pia foi paga para mudar de posição» e diz que um freelancer pagou 15 mil euros a uma das testemunhas relevantes da Casa Pia num entrevista que foi comprada por outro semanário.
Os desportivos continuam a dar destaque às eleições do Sporting, com o Record a escrever «Chuva de craques» para referir as promessas de última hora de cada candidato, enquanto A Bola escreve «Promessas de campeões» e «amanhã define-se o futuro do Sporting».
O Jogo titula «Unhas para arrancar votos» e acrescenta que, «a 24 horas das eleições, Duque e Freitas garantem 8 reforços».
Lusa/SOL