Portal Chamar Táxi

Rio de Janeiro

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no sudeste do País. Cidade brasileira mais conhecida no exterior e maior rota do turismo internacional no Brasil, funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.

É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a Estátua do Cristo Redentor (uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno), as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outras), o Estádio do Maracanã, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.

Representa o segundo maior PIB do país, estimado em R$ 118.979.752.000 (IBGE/2005), e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de comunicação da América Latina, as Organizações Globo.

Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763, capital do Império Português na época das invasões de Napoleão, capital do Império do Brasil, e capital da República até a inauguração da cidade de Brasília, na década de 1960. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca.
A cidade ocupa a margem ocidental da Baía de Guanabara e algumas de suas respectivas ilhas (como Governador e Paquetá), e desenvolveu-se sobre estreitas planícies aluviais comprimidas entre montanhas e morros. A Serra do Mar, rebordo do Planalto Atlântico, ergue-se a noroeste, distando cerca de 40 quilômetros do litoral, e divisa a metrópole do interior.


Imagem de satélite: Litoral Atlântico, Baía de Guanabara e Ilha do Governador (ao centro).O Rio de Janeiro está assentado sobre três grandes maciços: o da Pedra Branca, que atravessa a cidade no sentido leste-oeste (onde se encontra o ponto culminante do município, o Pico da Pedra Branca, de 1.025 metros); o de Gericinó, ao norte (com o Pico do Guandu, de 900 metros); e o da Tijuca ou da Carioca, sobre o qual irrompem morros e picos, alguns cobertos por exuberante vegetação, de grande interesse turístico: o Pico da Tijuca (1.022 m), o Bico do Papagaio (975 m), o Andaraí (900 m), a Pedra da Gávea (842 m), o Corcovado (704 m), o Dois Irmãos (533 m) e o Pão de Açúcar (395 m), que se encontra à entrada da baía.


Pedra da Gávea, uma das maiores elevações rochosas da cidade, com 842 m.Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão, inclui mais de 100 ilhas que ocupam 37 km2, e desdobra-se em três partes, voltadas à Baía de Sepetiba, ao Oceano Atlântico e à Baía de Guanabara. O litoral da Baía de Sepetiba tem como único acidente geográfico de expressão a Restinga da Marambaia, e é arenoso, baixo e pouco recortado. O litoral da Baía de Guanabara é recortado, baixo, abarca muitas ilhas (como a do Governador, de 29 km2, local do Aeroporto Internacional do Galeão) e em suas margens situam-se o centro comercial e os subúrbios industriais. O litoral atlântico expressa alternâncias consideráveis, apresentando-se ora alto, quando em contato com as ramificações costeiras dos maciços da Pedra Branca e da Tijuca, ora baixo, trecho pelo qual se estendem as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, todas integradas à paisagem urbana.


Vista da Enseada de Botafogo, com o Morro do Pão de Açúcar à direita: um dos principais cartões-postais do Brasil.
Diversas lagoas, como as da Tijuca, Marapendi, Jacarepaguá e Rodrigo de Freitas formaram-se nas baixadas, muitas de terreno pantanoso a ainda não completamente drenado.


Clima
O clima é classificado como tropical atlântico (Aw), segundo o modelo de Köppen, e a média anual das temperaturas é de 23,1ºC.


Nuvens sobre a Estátua do Cristo Redentor: uma das imagens brasileiras mais conhecidas no mundo.Por se tratar de uma cidade litorânea, o efeito da maritimidade é bastante perceptível, traduzindo-se em amplitudes térmicas relativamente baixas. A média anual das temperaturas médias máximas mensais é 26,1ºC, e das médias mínimas mensais, 20ºC. Já as médias anuais das temperaturas máximas e mínimas absolutas aferidas em cada mês ficam, respectivamente, em 36,2ºC e 13,8ºC. Julho é o mês mais frio, com médias máxima e mínima de 24ºC e 17ºC, e janeiro, o mais quente (29ºC e 23ºC).

Os verões são marcados por dias quentes e úmidos, eventualmente suplantando a barreira dos 40ºC em pontos isolados, enquanto os invernos apresentam-se amenos e com regime de chuvas mais restrito, com mínimas raramente inferiores a 10ºC. De modo geral, o ano pode ser dividido em duas estações: uma, relativamente quente e chuvosa, e outra, de temperaturas amenas; desta forma, primavera e outono agregam-se às características das demais, tratando-se mais de intervalos de transição do que estações propriamente definidas. Até hoje, o recorde oficial de menor temperatura já registrada deu-se no Campo dos Afonsos (4,8ºC), em julho de 1928, e o de maior, em Bangu (43,2ºC), em janeiro de 1984.

Devido à altíssima concentração de edifícios nas regiões urbanas centrais, mais afastadas do litoral, é comum o surgimento de ilhas de calor, com termômetros superando a marca dos 40ºC nos meses mais quentes do ano. Nessas áreas e em outras, é possível verificar disparidades de alguns graus centígrados com relação às zonas costeiras, em razão das brisas marítimas.

Fonte: wikipédia
 
Topo