• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Risco de fogo põe País dois dias em alerta

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,884
Gostos Recebidos
8
Incêndios: Chamas fustigaram região norte do País
Risco de fogo põe País dois dias em alerta

Os incêndios voltaram a fustigar o País durante todo o dia de ontem. Centenas de bombeiros combateram as chamas, que incidiram sobretudo na região Norte, em especial no distrito de Viana do Castelo, onde ao início da noite sete fogos ainda se encontravam activos. Nos próximos dois dias vão estar reunidas todas as condições naturais para um grande aumento do número de incêndios, assegura o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

"O facto de a temperatura estar acima dos 30 graus, a humidade abaixo dos 30 por cento e o vento com uma velocidade superior a 30 km/hora são uma mistura explosiva", avisa Duarte Caldeira.

Em Viana do Castelo, os bombeiros não tiveram mãos a medir. Esturranha, Castelo e Laranjeira foram as três localidades que as chamas invadiram com mais força. Na primeira vila, o fogo chegou mesmo a estar muito próximo da auto-estrada. "Temos centenas de bombeiros no terreno que vão continuar a combater as chamas durante a noite. Estamos a fazer de tudo para controlar os incêndios. A nossa maior preocupação é evitar que cheguem perto de zonas habitacionais", explicou ao CM António Antunes, comandante das Operação de Socorro de Viana do Castelo.

Várias corporações de bombeiros do Porto e de Braga foram chamadas para combater os fogos que lavravam no Alto Minho. "Todos os anos é a mesma coisa, esta zona tem muita vegetação e o acesso é muito difícil", desabafou ao CM um bombeiro.

Para terça-feira já está prevista uma descida de temperatura em todo o País e mesmo aguaceiros em algumas zonas. Esta oscilação de condições meteorológicas tem sido favorável. "Este ano, tal como nos últimos três, temos tido temperaturas mais baixas e mais humidade de noite, que ajuda a temperar a vegetação", explica Duarte Caldeira. Para além dos factores meteorológicos, há ainda que contar com "uma intervenção dos bombeiros mais eficaz, proporcionada por mais meios e homens".

INCENDIÁRIOS FORAM DETIDOS

A Polícia Judiciária de Braga deteve um desempregado, de 39 anos, suspeito de atear vários fogos em Barcelos e Viana do Castelo. O suspeito foi ontem ouvido pelo juiz e ficou em prisão preventiva. Segundo o CM apurou, esta já não é a primeira vez que o indivíduo é apanhado a atear fogos. Tem uma obsessão pelas chamas, o que o leva a incendiar várias zonas de floresta.

Entretanto, a Polícia Judiciária do Porto deteve ontem outro incendiário, em Castelo de Paiva. O homem, de 40 anos, é suspeito de atear fogo

a uma quinta de onde foi despedido, em Bairros, Castelo de Paiva. O incendiário foi apanhado ontem em flagrante por dois funcionários da quinta que chamaram de imediato a GNR de Castelo de Paiva ao local do crime.


Correio da Manhã
 
Topo