- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,078
- Gostos Recebidos
- 467

A Royal Philharmonic, uma das mais prestigiadas orquestras britânicas, tocou durante três horas na semana passada perante uma audiência de flores, para verificar se a música as faz crescer.
«Foi o público mais perfumado que alguma vez tivemos», gracejou o maestro Benjamin Pope, acrescentando esperar que «a música clássica tenha eco nas plantas e que se traduza num maior crescimento durante a Primavera».
A orquestra completa, com os seus 33 músicos, interpretou a Sinfonia n.º 40 em sol menor de Mozart perante uma centena de variedades de flores - sardinheiras, brincos-de-princesa e outras plantas.
«É um pouco desolador ter corolas inclinadas na primeira fila em vez de espectadores a aplaudir», brincou o maestro.
Foi feita uma gravação de 45 minutos, intitulada A estação das flores: música para fazer crescer, que deverá permitir aos jardineiros verificar a suposta influência da música clássica no crescimento das plantas.
Supõe-se que as ondas sonoras estimulam a produção de proteínas nas plantas e, portanto, o seu crescimento, embora os cientistas não sejam unânimes a este respeito, indica um comunicado do parceiro da operação, uma cadeia de televendas.
A gravação está disponível gratuitamente on-line para os jardineiros melómanos, e há também uma reportagem no youtube.
Lusa/SOL