Portal Chamar Táxi

RTP: 3 grandes projectos para 2011

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
A RTP anunciou esta terça-feira os seus 3 grandes projectos estruturantes para 2011.Um deles é a Academia RTP, um laboratório de formação e produção de conteúdos que dará uma oportunidade a novos criadores entre os 18 e os 30 anos com projectos inovadores em várias de difusão como a televisão, internet e rádio, entre outras plataformas. O segundo projecto diz respeito ao portal Mundos da Língua Portuguesa. Finalmente, e talvez a novidade com mais destaque, foi anunciada a chegada no próximo dia 7 de Março (data aniversário do operador público) da RTP Música, um canal de música para o universo da língua portuguesa que trará aos telespectadores o melhor das músicas feitas em Portugal, Brasil e PALOPs. Funcionando 24 h/dia e 7 dias/semana, terá uma grelha composta por vídeos, talk-shows, mas também música ao vivo (3 horas por dia, de segunda a sexta, com especial destaque para os festivais). Desconhece-se de momento em que plataformas nacionais será distribuído (as negociações ainda estão a decorrer), no entanto, o responsável pelo projecto, Jaime Fernandes, adiantou à TeleSatélite que o canal deverá marcar presença também no mercado internacional, nomeadamente em Angola, Moçambique e Cabo Verde. Está ainda previsto formatar alguns programas para a RTP Internacional de forma a estes poderem chegar junto das comunidades portuguesas.


t/sat
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
2
Pois esta coisas é que não se compreende no panorama actual

se já existe o TDT onde é possivel meter mais canais o porque ainda a RTP não meteu os canais ?
RTP Mémoria e no caso mais um canal RTP Música em operadores a pagar ,
quando se trata de empresa pública onde sai dos nossos impostos e ainda mais quando se paga uma taxa para audiovisual.:espi29:
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
RTP Música arranca em Março

A estação pública anunciou ontem que o canal por cabo da sua chancela orientado em exclusivo para a divulgação de música portuguesa arrancará no dia 7 de Março, curiosamente no dia em que a RTP celebra o seu 54.º aniversário. O RTP Música, assim baptizado, não só focará autores nacionais, como todos aqueles que se expressem na língua lusa, pelo que abarca músicos de toda a comunidade lusófona.

"Formatámos um canal onde há lugar para a música portuguesa, brasileira, angolana, moçambicana, cabo-verdiana, da Guiné e de São Tomé...", disse o responsável pelo projecto, Jaime Fernandes, citado pela agência Lusa, acrescentando que "os músicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que "tenham música que se enquadre no canal terão ali a sua oportunidade para a mostrar".

Não se compondo por programas "muito específicos", o RTP Música irá, sobretudo "recuperar coisas antigas" e "apostar muito na música nova", adiantou o director do canal que preferiu, no entanto, não avançar com dados quanto às plataformas em que o RTP Música irá estar disponível. "Esse assunto está em negociações", limitou-se a comentar.

Relativamente à equipa que irá assegurar o canal, Jaime Fernandes referiu que está ainda a ser construída, realçando, sem falar em nomes, que as "caras do canal" serão "novas".

Autofinanciamento

Recorde-se que em declarações ao JN, datadas de Maio passado, o responsável esclareceu que o canal não poderia ser pago com dinheiros públicos - isto porque o contrato de concessão de serviço público televisivo não o prevê - pelo que sobreviverá de receitas próprias, através do financiamento da publicidade, do pagamento dos operadores e da comercialização de conteúdos. Na altura, Jaime Fernandes referiu também que "no mínimo 70 %" da programação serão da competência do RTP Música.

Jornal de Notícias
 
Topo