Portal Chamar Táxi

RTP defende aumento da taxa de audiovisual

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Administração da RTP defende aumento da taxa de audiovisual em 2014

A administração da RTP vai avançar este ano com um estudo que lhe permita defender o aumento da taxa do audiovisual em 2014, revela o Plano de Desenvolvimento e Redimensionamento da empresa, entregue esta quarta-feira pelo Governo no Parlamento.

O documento a que a Lusa teve acesso anuncia que a equipa liderada por Alberto da Ponte irá "fomentar o estudo do consumidor-cidadão com o intuito de aferir a possibilidade de em 2014 [a empresa] poder propor o aumento da CAV" - Contribuição Audiovisual, que as famílias portuguesas pagam na fatura da eletricidade.

O valor da CAV atualmente em vigor é de 2,25 euros e representará em 2013 uma receita para a RTP estimada em 140 milhões. A partir de 2014, a empresa contará apenas com a CAV e as receitas de publicidade para pagar a operação.

"Numa altura em que cessarão as indemnizações compensatórias, é oportuna uma reflexão sobre a CAV, face à limitação da RTP aos 6 minutos por hora de publicidade e sem esquecer que a RTP dispõe de profundas obrigações para o cumprimento do serviço público de comunicação social, que passam, entre outras, pela cooperação, pelos serviços internacionais, pelas obrigações com acervo, pela importância da informação e pela necessidade da diversidade e proximidade", argumenta o plano, entregue esta manhã pelo ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas na comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e Comunicação.

O desenvolvimento e implementação de "algumas missões de serviço público mais exigentes e com grande valor para o património e cultura do país" é outro dos argumentos invocados pela administração para o aumento da CAV.

Recorde-se que a empresa beneficiou no ano passado por um aumento das receitas por esta via, por via do corte para metade das compensações que as elétricas - EDP, Endesa, Iberdrola, Galp e Gas Natura - recebiam por cobrarem a taxa para os 0,333 euros.

cm
 
Topo