• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sítio e Posição

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
Sítio e Posição

As características físicas são muito importantes para a implantação e o desenvolvimento das cidades, contudo com o passar do tempo estas características podem-se ir relativizando. Este pode estar relacionado com a função, mas são as razões práticas que têm maior influência.

Costuma estar ligado a sítios alcandorados, por questões defensivas do ponto de vista bélico mas também pode ser devido à protecção contra inundações. Devido às dificuldades de acesso, os sítios alcandorados apresentam um certo isolamento que compromete o crescimento da povoação, sendo que muitas vezes este acaba por ser abandonado porque não corresponde às necessidades ou pode ser completamente transformado ou em situações extremas pode mesmo ser abandonado.

Muitas vezes os sítios deslocam-se para os arrabaldes por estes corresponderem melhor às necessidades das cidades.


Características tidas em conta:

Geológicas e topográficas – geralmente está associado a um local de maior altitude (função de defensiva – sítios alcandorados) ou pela riqueza do solo
Microclimáticas – junto de um rio, e quando numa colina era na vertente soalheira, protecção dos ventos. No caso português costumam ser escolhidas as margens direitas dos rios porque as encostas são mais soalheiras. Na margem esquerda desenvolvem-se os subúrbios (caso da Amadora, Barreiro, Vila Nova de Gaia)
Facilidade de abastecimento, disponibilidade de materiais de construção

Exemplos de sítios:

Drumlin – colina que é uma elíptica alongada (Dublin)
Ås – superfície de rocha dura (Estocolmo)

A Posição (ou situação) refere-se à localização da cidade à escala regional relativamente aos outros núcleos de povoamento ou às vias de comunicação, estando assim intimamente ligada à função original da cidade. Este liga-se facilmente às facilidades de comunicação, muitas vezes há cidades próximas de rios importantes ou na confluência destes (tais como Nova Iorque, Nova Orleães, Frankfurt). A importância da função administrativa e comercial justifica a escolha de sítios bem colocados na rede de transportes, tais como encruzilhada de caminhos, pontos de rotura de carga (que precisam de transbordo), portos e locais de atravessamento de rios (como por exemplo quando existe uma ilha).

Posição implica centralidade, pelo que muitas vezes são criadas novas cidades capitais cuja principal causa é a centralidade, pois há valorização de um território num espaço central e desvalorização das periferias. Aconteceu no Brasil (Brasília), Espanha (Madrid), Nigéria
 
Topo