Portal Chamar Táxi

S. João para todas as bolsas

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Gostos Recebidos
10
S. João para todas as bolsas

Se por um lado há quem opte por procurar no mercado do Bolhão (Porto) a sardinha "mais em conta" para festejar a rigor a noite de S. João, por outro há quem prefira o sossego de uma noite bem passada num hotel requintado, longe da azáfama das ruas, com produtos de qualidade certa e garantia de diversão.

Apesar do cheiro dos manjericos que paira no ar e das cores dos enfeites que denunciam a chegada de uma das noites mais características do Porto, a afluência de pessoas ao Bolhão é "fraquinha", comentam alguns comerciantes.

"Olha a sardinha tão boa, não quer comprar filhinha?", diz, alto e bom som, Albina Ferreira, conhecida como a "Bininha do Bolhão". "Na semana passada a sardinha estava a cinco euros o quilo, agora está a 10. Na véspera da festa, o preço costuma subir para o dobro", alerta a peixeira, de 59 anos, que trabalha no mercado há quase meio século.

"Tenho alguns fregueses certos que me reservam a sardinha para a véspera, e outros clientes compram mais cedo e congelam para fugir à subida de preço. Mas isto está cada vez pior, a venda este ano está muito má", refere. "Por esta altura vêm alguns estrangeiros ao mercado que ouvem falar da nossa sardinha e é isso que nos vai safando", comenta.

"Olhe aquela tão gorda, meta-me aquela se faz favor", pede Olinda Oliveira, que todas as semanas compra sardinhas na banca de Albina. "Eu adoro sardinhas, e então no S. João parece que têm um gosto especial. Não costumo comprar com antecedência, porque sabe bem é fresquinha no dia", refere a cliente.

"Quero um quarteirão de sardinhas fresquinhas", pedia Odete Moreira, que passou também pela banca de Albina e não resistiu a comprar. "Não costumo comprar sardinhas para a noite de S. João porque nessa noite prefiro comer fora, sabe sempre melhor e não dá trabalho", afirma, entre risos.

Nesta altura, as fêveras, as azeitonas, os pimentos, as batatas e o caldo verde têm também uma maior procura no Bolhão. Mas os preços mantêm-se. "Nestes dias vende-se um pouco melhor, mas costumo manter os preços", garante Maria Ribeiro, enquanto tenta vender pimentos "verdinhos" a uma cliente. "Dois euros o quilo, é baratinho", negociava. O caldo verde custa 2,5 euros/quilo.

Mas desengane-se quem pensar que a tradicional noite de S. João faz-se apenas com aqueles que passeiam noite dentro da Ribeira até à Foz, após um jantar em casa por um preço mais acessível.

Há hotéis que já têm "casa cheia". O Sheraton, unidade de cinco estrelas na Boavista, prepara a noite a rigor, oferecendo um jantar-buffet com as iguarias tradicionais: sardinhas, saladas variadas, batatas, pimentos assados e caldo verde. Para quem preferir optar por um menu diferente, há também frango do campo assado e acompanhado com batatinhas, bacon e cogumelos, ou então cabrito assado no forno a lenha com esparregado. O espaço será animado com música tradicional ao vivo e a diversão custará 35 euros por pessoa.

Já o hotel Mércure, na Praça da Batalha, celebra também a data de uma maneira mais "selecta": o menu tradicional de sardinhas ou fêveras, acompanhadas por saladas e caldo verde fazem serventia da casa, regadas por uma selecção de vinhos e sangrias. À meia noite, os clientes podem assistir ao fogo-de-artificio com uma vista privilegiada sobre o rio. No final, é-lhes oferecido um martelo e um manjerico. Tudo por 30 euros por pessoa. Quem preferir passar a noite no hotel, poderá fazê-lo por 87 euros.

J.Noticias