• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Saúde Infantil: Uma casa à prova de vírus

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0




Saúde Infantil: Uma casa à prova de vírus




2014-02-07-casa-anti-virus.jpg




Ter alguém doente em casa é meio caminho andado para contagiar a família toda. Ponha este plano em ação aos primeiros sinais de invasão viral.



Para evitar a invasão inimiga, vai ter de perder a vergonha de se comportar como uma investigadora do CSI na fronteira da desordem obsessiva-compulsiva com as limpezas. Não é um preço alto a pagar para manter bactérias e vírus à distância.

Cotovelo sempre à mão

Desde que apareceu a gripe A que se institucionalizou esta forma inovadora de espirrar, pondo fim à tradição de meter a mão à frente da boca. Agora é o cotovelo que deve cobrir a boca, para evitar que os germes se alojem na palma das mãos e daí voem para outras partes do corpo e do mundo.

Brinquedos limpos

De que adianta lavar as mãos e ter o chão bem limpo se os brinquedos estão cobertos de saliva e ranho e micróbios? Por vezes ficam esquecidos nas limpezas, mas é importante limpá-los e lavá-los regularmente e ainda mais se a criança estiver doente.

Objetos estratégicos

Comandos de televisão, consolas, telefones e intercomunicadores são locais propícios à acumulação de germes. Se alguém estiver doente, tenha o cuidado de os limpar todos os dias, para evitar o contágio.

Quarentena na sala

Não é preciso ficar de quarentena propriamente dita, mas convém ter especial cuidado no uso de divisões comuns pela criança ou familiar doente. Se se deitar no sofá, deve ter uma almofada e um cobertor só para ela, que depois deve ser lavado na máquina num programa com água quente.

Sem partilhas

Os copos, pratos e talheres da pessoa doente não devem ser partilhados com mais ninguém.

Operação maçaneta

Dê especial atenção à limpeza e desinfeção das maçanetas das portas (armários da cozinha e roupeiros incluídos), torneiras e manípulos do frigorífico e micro-ondas.

Confira a humidade

Ambientes muito secos ajudam à propagação dos vírus pelo ar. O ideal é manter a humidade entre os 40 e os 60 por cento. Se for necessário, recorra a um humidificador no quarto, já que também vai ajudar a libertar as secreções nasais.

Imunes!

Manter o sistema imunitário da família bem ativo é o melhor a fazer para prevenir o ataque da gripe. Vale a pena fazer um reforço vitamínico nesta altura do ano e apostar na vitamina C. As crianças devem manter as horas de sono em dia. Lembre-se: até aos seis anos precisam de 11 a 13h de sono por dia, e depois, de 10 a 11h.

E no WC...

No que toca a germes, o sabonete líquido é preferível ao sólido porque é mais higiénico. Ensine o seu filho a lavar bem as mãos, esfregando a palma, costas e entre os dedos. Cada membro da família deve ter uma toalha de mãos para si – use cores diferentes para cada um. Em casas de banho públicas ensine as crianças a usar um toalhete de papel para abrir a porta, pois as maçanetas são autênticos viveiros de bactérias. As escovas de dentes devem estar protegidas por tampas próprias, para não entrarem em contacto umas com as outras.


activa
 
Última edição:
Topo