Portal Chamar Táxi

Sabia que todos os dias É perseguido por uma nuvem de bactÉrias?

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,837
Gostos Recebidos
186
Um estudo, realizado por um grupo de cientistas americanos, revelou que cada indivíduo tem uma “nuvem” de micróbios única e distinta.






Realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, o estudo que contou com a ajuda de 11 participantes consistiu no seguinte: fechar as pessoas dentro de uma sala completamente desinfetada durante quatro horas, à medida que iam sendo recolhidas, através de filtros, as bactérias de cada pessoa. Os resultados foram impressionantes.

O estudo, publicado pela revista científica Peer J, revelou que era possível identificar cada participante através das amostras de bactérias recolhidas. Isto torna-se possível porque cada indivíduo tem uma “nuvem” de micróbios única e distinta. A Streptococcus, a Propionibacterium e a Corynebacterium foram os tipos de bactérias mais detetados pelos cientistas.

“Os nossos resultados confirmaram que um espaço habitado em termos microbianos é diferente de um espaço vazio, e demonstram pela primeira vez que os indivíduos lançam a sua nuvem de micróbios personalizada”, firmou James F. Meadow, um dos autores do estudo.

A investigação revelou ainda que a nossa “nuvem” de bactérias é alterada constantemente ao contactarmos com o mundo que nos rodeia e com as “nuvens” das outras pessoas. Apesar de ainda não existirem provas concretas, os investigadores acreditam que cada pessoa transporta uma nuvem de micróbios de aproximadamente 30 centímetros.
 
Topo