• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Saiba como prevenir otites durante os dias mais frios do ano

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,394
Gostos Recebidos
802
naom_637f53ec448a3.jpg


Quando as temperaturas estão mais frias, reúnem-se todas as condições ideais para o aparecimento de otites, infeções de ouvidos, muito incómodas, que exigem (quase sempre) uma ida ao médico. No entanto, existem formas de prevenir o problema, afirma a Minisom, marca especializada em soluções e aparelhos auditivos.






Os mais vulneráveis são, sem dúvida, os idosos e as crianças, explica a marca, porque "o seu sistema imunitário é especialmente sensível às agressões externas, o que os torna muito mais suscetíveis a distúrbios auditivos".





Aliás, no caso dos mais novos, é muito frequente o aparecimento da chamada otite média serosa ou secretora, que se caracteriza pela acumulação de líquido nos ouvidos. É uma condição que pode ter como consequência a perda auditiva, por isso, "é vital proteger as crianças do frio e evitar constipações".


Quatro dicas que o vão ajudar a prevenir otites durante os dias mais frios do ano:


  • Proteja-se do frio. "A primeira recomendação é manter, na medida do possível, os nossos ouvidos protegidos das baixas temperaturas, através da utilização de protetores de ouvido ou de um gorro de lã, acessórios que nos ajudarão a isolar os ouvidos do frio."
  • Siga uma dieta equilibrada. "É importante reforçar as nossas defesas sempre, mas em particular nesta altura do ano, apostando numa dieta rica em vitamina B-12, que pode encontrar-se em alimentos como o leite, ovos, fígado, carnes vermelhas, pólen ou aloé vera."
  • Mantenha os ouvidos limpos. "A higiene do ouvido é fundamental. Os difusores de água do mar podem ser um aliado muito bom neste momento. No entanto, evite a utilização de cotonetes ou objetos pontiagudos, que podem causar ferimentos."
  • Faça um 'check up' aos seus ouvidos. "Este é o conselho principal: prevenir antes de curar. Após ter tido uma otite ou ter sofrido qualquer tipo de infeção, é muito importante fazer uma revisão à nossa audição. Esta revisão vai ajudar a despistar uma possível deficiência auditiva e seguir o tratamento indicado em cada caso particular."
IN:NM
 
Topo