Portal Chamar Táxi

Notícias Salvo pela Força Aérea de veleiro a afundar no oceano Atlântico

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
52,282
Gostos Recebidos
1,449
Salvo pela Força Aérea de veleiro a afundar no oceano Atlântico

img_531x354uu2025-07-03-12-59-45-2220223.jpg


Tripulações e aeronaves militares fizeram, só na quarta-feira, três resgates e transportaram cinco doentes.

O tripulante de um veleiro que estava a afundar no oceano Atlântico, a mais de 300 km do Montijo (onde fica a base dos helicópteros) foi salvo pela Força Aérea na tarde de quarta-feira, através da tripulação de uma aeronave EH-101 da Esquadra 751, especializada em busca e salvamento.

De acordo com a Força Aérea, a missão foi "complexa" devido "à forte agitação marítima e ao reduzido tamanho do veleiro", condições que", conjugadas, conferem uma grande instabilidade na embarcação e um risco acrescido para o Recuperador Salvador" - o militar que desce por um cabo preso pelo guincho ao helicópetro. "Perante este complexo cenário, sempre que as condições o permitam, a vítima é colocada na água, numa balsa, para que toda a operação cumpra os mais elevados padrões de segurança", descreve a Força Aérea.

A missão prolongou-se por três horas e foi bem sucedida.

Também na quarta-feira, foram realizados mais dois salvamentos: um ao largo de Porto Santo, também através de um helicóptero EH-101 Merlin, e outro em terra, em Odemira, por um helicóptero AW119 Koala.

No primeiro caso, durante a manhã, um homem de 36 anos foi retirado de um navio cargueiro, a 216 km de Porto Santo, na Madeira, "quando uma situação clínica inspirou cuidados médicos urgentes". Após o resgate, foi conduzido para o Funchal para ser encaminhado para uma unidade hospitalar.

Durante a tarde, pelas 16h30, foi a vez da tripulação da Esquadra 552 - "Koala" resgatar uma pessoa "na sequência de um acidente com um trator, ocorrido em S. Teotónio, Odemira".

Para além das missões de resgate, também durante a quarta-feira, um avião C-295M da Esquadra 502 - "Elefantes" destacado na Base Aérea N.º 4, nos Açores, transportou cinco doentes entre ilhas do Arquipélago dos Açores e ilhas do Arquipélago da Madeira.

Correio da Manhã
 
Topo