• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sampaio dedica Prémio Mandela aos portugueses, "povo bravo, generoso, extrovertido e resiliente"

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4482322.jpg




O antigo Presidente disse, no seu discurso de aceitação do prémio da ONU, que a comunidade internacional falhou ao não proteger os mais fracos.
O antigo Presidente Jorge Sampaio disse hoje emocionado nas Nações Unidas, durante o discurso de aceitação do Prémio Nelson Mandela, que "os portugueses são um povo bravo, generoso, extrovertido e resiliente".


"Perdoem-me por esta evocação mais pessoal e nacional. Mas devo dedicar esta aclamação ao meu país e aos meus caros concidadãos", disse Jorge Sampaio, na única vez em que se emocionou durante o discurso de 15 minutos. "São tolerantes, têm a mente aberta e são cooperantes. Sempre repeti incessantemente que o melhor que o nosso país tem são as suas pessoas, homens e mulheres de esperança, perdão e resistência."
O antigo Presidente destacou ainda no seu discurso que a comunidade internacional falhou ao não proteger os mais fracos. "Temos de reconhecer que nós, os nossos governos e a comunidade internacional, falhámos em atuar da forma correta para elevar as expectativas e liderar o caminho para proteger aqueles que mais precisam", disse Sampaio, de 75 anos, num discurso em inglês.
O prémio Nelson Mandela foi criado no ano passado pela Assembleia Geral da ONU para homenagear personalidades que se tenham dedicado a promover os ideais das Nações Unidas. Nesta primeira edição, o prémio foi também atribuído a uma oftalmologista da Namíbia, Helena Ddume.
Sampaio nomeou alguns dos desafios que o mundo enfrenta, como o terrorismo, "que está a matar pessoas em todo o lado e a toda a hora, além de qualquer limite de brutalidade ou grupo que esteja imune e que possamos nomear".



dn
 
Topo