• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sangue na fralda do bebê

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,314
Gostos Recebidos
160
A presença de sangue na fralda do bebê é sempre um motivo de alarme para os pais, porém, na maioria dos casos a presença de sangue na fralda não é sinal de problemas de saúde graves, podendo surgir apenas devido a situações mais comuns como assadura no bumbum, pela alergia ao leite de vaca ou fissura anal, por exemplo.

Além disso, quando a urina do bebê está muito concentrada, ela pode conter cristais de urato que conferem uma cor avermelhada ou rosada à urina, parecendo que o bebê tem sangue na fralda.

Para testar se é realmente sangue na fralda do bebê pode-se colocar um pouco de água oxigenada sobre a mancha. Se houver produção de espuma, significa que a mancha é realmente sangue e, por isso, é importante consultar o pediatra para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Principais causas de sangue na fralda do bebê

O sangue na fralda do bebê pode ter diversas causas como:

1. Alimentos avermelhados

O cocô do bebê pode ficar avermelhado devido à ingestão de alimentos vermelhos como a beterraba, por exemplo, podendo criar a ideia de que o bebê possui sangue na fralda.

O que fazer: evitar dar estes alimentos ao bebê e caso o problema se mantenha por mais de 24 horas, deve-se consultar o pediatra para identificar o problema e iniciar o tratamento.
2. Assadura

A assadura é a presença de pele irritada e vermelha no bumbum que pode sangrar após a limpeza da pele, provocando o surgimento de sangue vermelho-vivo na fralda.

O que fazer: se possível, deixar o bebê algumas horas do dia sem fralda e aplicar uma pomada para assadura como a Dermodex ou Bepantol, por exemplo, em cada troca de fralda. Veja os cuidados necessários em: Como cuidar da assadura do bebê.
3. Alergia ao leite de vaca

A presença de sangue nas fezes do bebê também pode indicar que o bebê é alérgico à proteína do leite de vaca, por exemplo. Mesmo os bebês que só mamam, a proteína do leite de vaca pode ser passada para o bebê através do leite materno quando a mãe ingere leite de vaca e seus derivados.

O que fazer: retirar da alimentação do bebê o leite de vaca e seus derivados ou da alimentação da mãe, caso o bebê ainda mame. Uma alternativa é usar o leite de cabra. Saiba mais em: Posso dar o leite de cabra para o bebê?
4. Fissura anal

A existência de sangue na fralda de um bebê que tem frequentemente prisão de ventre pode ser sinal de fissura na região anal pois as fezes do bebê podem ficar muito duras e, ao saírem, provocar um pequeno corte no ânus.

O que fazer: dar mais água ao bebê e fazer as papas com mais água para ficarem menos consistentes, facilitando a eliminação das fezes. Veja também: Remédio caseiro para prisão de ventre no bebê.
5. Efeito colateral da vacina contra o Rotavírus

Um dos principais efeitos colaterais da vacina do Rotvírus é a presença de sangue nas fezes do bebê até 40 dias após tomar a vacina.

O que fazer: caso o bebê esteja perdendo muito sangue pelas fezes é aconselhado ir imediatamente ao pronto-socorro.
6. Cristais de urato na urina

Quando a urina do bebê fica concentrada, os cristais de urato são eliminados pela urina, conferindo-lhe uma cor avermelhada que pode parecer sangue.

O que fazer: aumentar a quantidade de água que é dada ao bebê para diminuir a concentração da urina e os cristais de urato.
Quando ir no médico

Embora na maioria dos casos o sangue na fralda não seja uma situação de emergência, é recomendado ir ao pronto-socorro quando:

O bebê está sangrando demasiado;
Surgem outros sintomas como febre acima de 38º, diarreia ou vontade excessiva para dormir;
Nestes casos o bebê deve ser avaliado por um pediatra para realizar exames de urina, fezes ou sangue e identificar a causa, iniciando o tratamento adequado, se necessário
 
Topo