Portal Chamar Táxi

Santa Maria realizou 11 transplantes pulmonares este ano

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Maria (HSM), em Lisboa, realizou, até junho, 11 transplantes pulmonares, revelou hoje, em Coimbra, o diretor da unidade, José Fragata, noticia a Lusa.

O serviço, «o único a fazer no país este programa de sucesso», arrancou em 2001, com uma reformulação em 2008, tendo realizado um total de 70 transplantes, disse o cirurgião, ao intervir no XI Congresso Luso-Brasileiro de Transplantação, que decorre até sábado em Coimbra.

À margem da sessão dedicada à apresentação dos registos nacionais dos transplantes, da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), José Fragata disse à agência Lusa que, «nos últimos dois, três meses, parece ter havido uma redução do número de colheitas», uma situação que o leva a recear que possa afetar, futuramente, o número de transplantes.

Com uma sobrevida de 67% aos 50 meses, é um programa «com sucesso», que apresenta «valores encorajadores», disse José Fragata na sessão.

O número de transplantes renais realizados em Portugal entre 1980 e 2011 ascendeu aos 9.620, segundo os dados da SPT, divulgados hoje em Coimbra.

Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e o Hospital de Santo António foram as unidades que mais transplantes realizaram neste período, 2.304 e 2.037, respetivamente, segundo os dados do Registo Português de Transplantação Renal.

Nos transplantes hepáticos, considerando o período entre 1993 e 2011, foram realizados 3.192 destas cirurgias, não considerando os pediátricos, sendo o Hospital Curry Cabral e o Hospital de Santo António os que mais transplantes fizeram.

Os registos da transplantação cardíaca apontam para um total de 604 transplantes até ao final de 2011, nos quatro centros que fazem este procedimento, sendo os HUC e o Hospital de Santa Cruz os que mais intervenções deste género realizaram.

Quanto a transplantes simultâneos de rim e pâncreas foram realizados 150 desde 1993 e até ao final de 2011.

«Os resultados clínicos, tradicionalmente bons na transplantação portuguesa, podem ainda ser melhorados com racionalização de meios, reestruturação da rede de transplantes e melhoria das condições de algumas unidades de transplantação», considera o presidente da SPT, Fernando Macário.



Fonte: Diário Digital
 
Topo