Portal Chamar Táxi

Santiago do Cacém

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
Santiago do Cacém é uma cidade portuguesa no Distrito de Setúbal, região do Alentejo e subregião do Alentejo Litoral, com cerca de 7 300 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 058,62 km² de área e 31 105 habitantes (2001), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo termo de Grândola, a nordeste por Ferreira do Alentejo, a leste por Aljustrel, a sul por Ourique e Odemira e a oeste por Sines e tem litoral no oceano Atlântico. É o único munícipio de todo o Alentejo que contém 2 cidades dentro do seu termo. Mais interessante se torna o facto de possuir também 3 vilas.

As freguesias de Santiago do Cacém são as seguintes:

Abela
Alvalade (vila desde 1510)[1] - foi sede de concelho desde aí até ao séc.XIX A
Cercal do Alentejo (vila desde 1991) - foi também vila e sede de concelho entre 1836 e 1855
Ermidas-Sado - (vila desde 2001) - foi criada a partir da divisão da freguesia de Alvalade em 1953
Santa Cruz
Santiago do Cacém (cidade desde 1991) - foi vila com foral desde 1186[2], confirmado em 1512
São Bartolomeu da Serra
São Domingos
São Francisco da Serra
Vale de Água - criada em 1997 a partir da divisão da freguesia de São Domingos
Vila Nova de Santo AndréB (cidade desde 2003) - em 1991 foi elevada a vila
A Em Novembro de 1836, a reforma administrativa Liberalista não só extinguiu o concelho de Alvalade, integrando-o em Messejana, como lhe retirou o título de vila, simbolicamente devolvido em 1995. Coincidência ou não, em Março do mesmo ano há registo de ter havido um protesto do edil de Alvalade ao governo contra uma acusação, da parte de um munícipe de Messejana, de que os Alvaladenses teriam tomado o partido de D. Miguel aquando da aclamação deste.[3]

B A cidade de Vila Nova de Santo André que só recentemente tomou a capitalidade da freguesia,(freguesia de Santo Andre) não corresponde à antiga aldeia ainda existente e pujante: o burgo original dista 3 quilómetros do austero núcleo urbano criado nos anos 70 num antigo pinhal. A nova urbe que até 1991 não tinha sequer existência admninistrada como freguesia é,efectivamente uma mancha urbana isolada com características de arredor metropolitano de Sines,implantada em plena zona smi-rural alentejana,predominantemente constituída por residentes, com forte ligação a cidade indudtrial de Sines. Foi inicialmente pensada para 100.000 habitantes, criada de raíz para servir de dormitório ao Complexo Industrial de Sines. A antiga povoação matriz é muitas vezes denominada de Aldeia de Santo André, rectroactiva e informalmente, para evitar confusão de nomes.Foi promovida a cidade em 26 de Agosto de 2003 sob o nome de Vila Nova de Santo Andre,permanecendo inserida no municipio de Santiago do Cacem.

Fonte: wikipédia
 
Topo