- Entrou
- Mai 11, 2007
- Mensagens
- 4,596
- Gostos Recebidos
- 0

Os dois atletas lusos brilharam na edição de 2011, em Oslo, tendo conseguido lugares no pódio tanto em femininos como em masculinos.
Os atletas portugueses Sara Moreira e Youssef el Kalai, vencedores individuais da Taça da Europa de 10.000 metros em 2011, em Oslo, tentarão repetir as vitórias na edição de 2012, no domingo, em Bilbau, Espanha.
As seleções de Portugal, segunda e terceira há um ano, respetivamente nos sectores feminino e masculino, procurarão reeditar lugares no pódio da competição, em que os portugueses geralmente apontam aos primeiros lugares.
A competição será uma das poucas oportunidade na época para se atingirem os mínimos olímpicos, ao mesmo tempo que será importante para a definição dos atletas portugueses que estarão no Europeu de Helsínquia, dado que são vários os que já possuem mínimos, bem mais acessíveis do que os de Londres2012.
Portugal é o único país a apresentar o número máximo de atletas (12), havendo nove seleções no setor masculino e sete no feminino com pelo menos três atletas, mínimo para entrar na luta coletiva.
No setor masculino, não estarão os sete atletas europeus que, em 2011 ou 2012, baixaram dos 28.00 minutos - entre os quais o lesionado Rui Silva.
Além de El Kalai e de Rui Pedro Silva, que já possui o mínimo olímpico na maratona e tentará no País Basco o dos 10.000 metros, os principais atletas presentes são os espanhóis Ayad Lamdassem, principal favorito, Carles Castillejo e "Chema" Martinez, o francês Mokhtar Benhari, os italianos Daniele Caimmi e Andrea Lalli e o turco Polat Arikan, que no passado domingo ganhou os 3.000 metros na Taça dos Clubes Campeões Europeus, no Algarve.
Na prova feminina, das quatro atletas que em 2011 baixaram dos 32.00 minutos, apenas Ana Dulce Félix estará ausente. Correrão as três atletas que formaram o pódio há um ano: Sara Moreira, a francesa Christelle Daunay e a alemã Sabrine Mockenhaupt.
Outras candidatas à vitória são as britânicas Jo Pavey e Charlotte Purdue e a italiana Nadia Ejjafini.
Sara Moreira já possui mínimo olímpico nos 10.000 metros, mas deverá optar pelos 3.000 metros obstáculos em Londres e, uma vez que Ana Dulce Félix e Jessica Augusto, que também têm mínimo, correrão a maratona em Londres, pode acontecer que se abra uma vaga para quem tenha mínimo B (32.10).
Ana Dias, que ficou muito perto no recente Troféu Ibérico, com 32.13,62, é a mais forte candidata, à frente de Leonor Carneiro (33.08,01, há seis anos).
Além de Sara Moreira, Ana Dias e Leonor Carneiro, completam a equipa Mónica Silva e Ana Mafalda Ferreira e Doroteia Peixoto.
Nos masculinos, El Kalai e Rui Pedro Silva comandam uma equipa em que também estão o veterano José Ramos, José Rocha, Ricardo Ribas e Luís Pinto.
sapo desporto
______________